CAAPSML recebe certificação federal de boas práticas de gestão
Programa Pró-Gestão, do Governo Federal, visa reconhecer as boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em todo Brasil

A Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) recebeu a certificação Pró-Gestão, concedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), do Governo Federal. Essa certificação reconhece as boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
Atualmente, no Brasil, existem 2.144 RPPS, que gerenciam quase 10 milhões de servidores públicos, aposentados e pensionistas de todos os entes da federação. A Caapsml cumpriu todos os requisitos avaliados no critério de Controle Interno e de Educação Previdenciária, além de 93,75% dos requisitos referentes à Governança.
Dia Mundial do Autismo é celebrado neste domingo com atividades no Aterro do Igapó
Para obter essa certificação, é necessário cumprir alguns requisitos, como manter o Controle Interno, investir em Governança Corporativa e primar pela Educação Previdenciária. No primeiro caso, por exemplo, é preciso fazer um mapeamento das atividades do regime de previdência, capacitar servidores, ter estruturas de controle interno, política de segurança de informação e uma gestão de controle de dados.
Já na Governança Corporativa é necessário investir em planejamento, código de ética, políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor, ter políticas de investimentos, transparência, uma Ouvidoria, assim como diretoria executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo com mandato, representação e recondução. Na área da educação previdenciária enquadram-se o Plano de Ação de Capacitação e as chamadas ações de diálogo com segurados e a sociedade.
Rádio Notícias 1 e 2 estão disponíveis para ouvir quando quiser!
O superintendente da Caapsml, Luiz Nicácio, afirmou que a certificação representa o cumprimento de uma meta que foi dada pela administração, quando o prefeito Marcelo Belinati fez a adesão ao Pró-Gestão. Ele ressaltou que a certificação é uma conquista para todos envolvidos diretamente no processo e para o município de Londrina, além de proporcionar outros benefícios, como maior credibilidade de aceitação perante outras organizações e internamente. Agora, a autarquia trabalha em prol da manutenção do certificado e para avançar de nível, visto que a intenção é chegar ao máximo possível que é o Nível IV.
Com informações do N.Com.