Café da Serra de Apucarana conquista selo de Indicação Geográfica no Paraná

Reconhecimento nacional destaca qualidade única do produto e beneficia mais de 300 produtores da região Norte do Estado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Edson Denobi / Prefeitura de Apucarana

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu nesta terça-feira (27) o selo de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem (DO), ao Café da Serra de Apucarana. O reconhecimento atesta a autenticidade e a qualidade dos grãos produzidos em Apucarana, além dos municípios de Cambira e Arapongas, que integram a região da Serra de Apucarana. Esta é a 24ª IG do Paraná e apenas a terceira no modelo de DO no Estado, ao lado do mel de Ortigueira e do café de Mandaguari.

A certificação leva em conta fatores naturais e humanos que tornam o café da região único, como altitude elevada, clima favorável e o saber-fazer dos produtores locais. Segundo o presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana (Acap), Carlos César Bovo, as características do solo e do clima permitem a produção de um café especial, com perfil sensorial marcado por acidez equilibrada e notas frutadas, resultado também da torra média adotada pelos produtores.

Viabilizada com apoio do Sebrae/PR, da Prefeitura de Apucarana e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, a IG fortalece o desenvolvimento econômico regional e valoriza a cafeicultura local. Atualmente, o município é o quinto maior produtor de café do Estado e movimenta cerca de R$ 215 milhões por ano com a atividade, número que deve crescer com a conquista do selo, que beneficia diretamente mais de 300 produtores da região.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9