Cafés do Norte Pioneiro alcançam pontuação histórica na etapa de cupping que abriu a 18ª Ficafé
Feira Internacional de Cafés Especiais e Feira Sabores do Norte Pioneiro ocorrem de 21 a 23 de outubro em Jacarezinho, com entrada gratuita

A 18ª Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) começou com o concurso de qualidade dos cafés da região, cuja etapa de cupping foi realizada na Capricornio Coffees, em Ourinhos (SP). A avaliação reuniu 28 amostras de produtores locais e atingiu notas entre 85 e 91 pontos, patamar considerado excepcional segundo os critérios da Specialty Coffee Association (SCA). A etapa marcou a abertura da programação que segue de 21 a 23 de outubro, no Centro de Eventos de Jacarezinho, com palestras, workshops, leilões e cases de sucesso. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site oficial da Ficafé.
Com aromas que vão de chocolate e caramelo a notas florais e frutadas, os cafés do Norte Pioneiro reforçam o prestígio conquistado ao longo das últimas duas décadas. O Head Judge João Vitor Alves, gerente do Lucca Lab, coordenou o painel de 11 juízes, garantindo a padronização e a imparcialidade da avaliação. Segundo Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, o avanço da qualidade é fruto de um trabalho contínuo de profissionalização e da Indicação Geográfica (IG) conquistada em 2012 — a primeira do Paraná. As feiras Ficafé e Sabores Norte Pioneiro também valorizam produtos certificados da agricultura familiar, como queijos, mel, frutas e orgânicos. Para Jonas Aparecido da Silva, presidente da Acenpp, “este é o ano do ápice da qualidade do café do Norte Pioneiro, resultado da dedicação e maturidade dos produtores da região”.