Durante a sessão ordinária de terça-feira (04), o presidente da Câmara Municipal de Londrina (CML), vereador Emanoel Gomes (Republicanos), apresentou aos demais parlamentares os nomeados para os três novos cargos de provimento em comissão, criados durante a reforma administrativa da CML. A advogada e professora Paola Vidotti será ouvidora legislativa, o profissional de marketing e propaganda Eder Balbino será diretor Administrativo-Financeiro e a relações-públicas Valéria Lopes assumirá a Diretoria de Comunicação e Mídias. (Confira o currículo dos nomeados mais abaixo). Eles se somam ao diretor-geral Leandro Silva da Rosa e à diretora Legislativa Ana Paula David Lopes, que é servidora de carreira do Legislativo.
O presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel Gomes destacou que as nomeações visam fortalecer a eficiência administrativa e a transparência, além de aprimorar a comunicação e a interação com a comunidade londrinense. “Nós sempre prezamos em trazer pessoas capacitadas, não com vínculo político, e sim com o know-how de desempenhar, nesse pequeno tempo que temos como presidente, um trabalho com excelência. E assim, como nós optamos, assim que assumimos a gestão, por escolher essas pessoas, nessa escolha agora desses três cargos não foi diferente”, afirmou.
A partir de agora, a Câmara de Londrina passará a contar com a Ouvidoria Legislativa, uma exigência prevista na lei federal 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. A Ouvidoria tem como função representar o cidadão na resolução das demandas (elogio, reclamação, sugestão administrativa e denúncia), encaminhando-as ao setor mais adequado e cobrando respostas. Também tem como função estimular a participação ativa dos cidadãos e promover maior transparência sobre as atividades da CML. “Apesar de nós já termos aqui na casa um canal de comunicação, a ouvidoria vem para fortalecer ainda mais a participação direta do povo, porque, apesar de ser um órgão institucionalizado, ou seja, criado pelo poder público, a ouvidoria é, por natureza jurídica, um órgão imparcial e que serve diretamente ao povo”, explicou Paola Vidotti, ouvidora legislativa.
A Diretoria Administrativo-Financeira tem entre as suas atribuições supervisionar a execução orçamentária, elaborar minutas de instrumentos de planejamento da Câmara de Londrina, como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), e implementar deliberações da Mesa Executiva e da Presidência. O novo diretor Administrativo-Financeiro, Eder Balbino, disse que o foco será na ampliação de tecnologia. “Os servidores já vêm fazendo um bom trabalho aqui dentro da Casa, mas a gente precisa também trabalhar um pouco mais com a tecnologia. Então, como o presidente falou, a palavra de ordem é a tecnologia. Nós precisamos buscar ferramentas que possam otimizar e acelerar esse processo”, afirmou.
Já a Diretoria de Comunicação e Mídias possui dentre as suas competências, promover a publicidade das atividades do Legislativo, propor estratégias de valorização das ações dos vereadores, fornecer informações à imprensa, além organizar eventos, atos solenes e audiências públicas. Como diretora de Comunicação e Mídias, Valéria Lopes afirmou que pretende aprimorar a comunicação do Legislativo com os jornalistas e os cidadãos, garantindo o acesso à informação e transparência das ações da CML. “Nosso objetivo é estreitar realmente a relação com a imprensa e, principalmente, com o cidadão, informando como é que a Casa se comporta, para que serve uma Casa Legislativa, quais são as funções e como que o cidadão pode participar”, disse.
Confira o currículo dos profissionais:
Paola Vidotti – Ouvidora Legislativa – Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Direito Constitucional Contemporâneo pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania, com certificação em Ouvidoria Pública pela Ouvidoria-Geral da União e pela Escola Nacional de Administração Pública. Mestre em Direito, na área de Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social pela Universidade de Marília. Paola Vidotti atua como advogada e professora de Pós-Graduação em Direito na Universidade Norte do Paraná-Pitágoras-Anhanguera, além de ministrar cursos preparatórios para concursos públicos.
Eder Balbino – Diretor Administrativo-Financeiro – Formado em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e pós-graduado em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com mais de 10 anos de experiência como Coordenador de Marketing, desenvolveu estratégias de comunicação e campanhas publicitárias. Atuou como executivo de contas e gestor comercial em veículos de comunicação como Jornal de Londrina, Rádio Alvorada, RPC, Paiquerê FM 98,9 e Grupo RIC. Atualmente, é gerente da rádio Tarobá FM, onde supervisiona e coordena todas as atividades da emissora.
Valéria Lopes – Diretora de Comunicação e Mídias – Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduada em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), possui MBA Executivo em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e MBA em Customer Experience pela World Customer Economic Science.Também possui certificação em ESG pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Comunicação Pública de Relacionamento com Cidadão pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Acumula experiência em construção de marcas, planejamento estratégico e gestão de risco, adquirida em empresas nacionais e multinacionais e durante atuação na Alemanha por mais de quatro anos. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.