Câmara de Londrina aprova ampliação de benefício a carroceiros e prorrogação do Plano Municipal de Educação
As propostas seguem para segunda votação na próxima terça-feira (2)

Em regime de urgência, os vereadores de Londrina aprovaram em primeiro turno dois projetos do Executivo: a ampliação do benefício financeiro a carroceiros para encerramento do uso de tração animal (PL 344/2025) e a prorrogação da vigência do Plano Municipal de Educação até dezembro de 2026 (PL 345/2025). As propostas seguem para segunda votação na próxima terça-feira (2).
O PL 344/2025 inclui 51 carroceiros que não haviam se cadastrado no prazo inicial, garantindo o mesmo apoio financeiro já concedido a 26 trabalhadores. O impacto estimado é de R$ 1,54 milhão, abrangendo renda de transição por seis meses, indenização pela entrega das carroças e auxílio para nova atividade profissional. O projeto também autoriza o uso de recursos do Fundo Municipal de Proteção Animal, além do Fundo do Meio Ambiente. Já o PL 345/2025 estende por um ano a validade do atual Plano Municipal de Educação, alinhando o município à prorrogação do Plano Nacional de Educação e evitando lacuna normativa até a elaboração do novo PME.
A sessão também aprovou, em primeiro turno, propostas sobre divulgação de emendas parlamentares, pagamento de débitos com criptomoedas, criação do Dia Municipal do Terceiro Setor, inclusão de data comemorativa sobre deficiência intelectual e múltipla e alienação de área pública. Outros projetos tiveram urgência aprovada ou rejeitada conforme votação. Com informações: Câmara Municipal de Londrina

