Câmara de Londrina aprova criação da Frente Parlamentar da Gastronomia e Turismo
O colegiado funcionará como um espaço permanente de diálogo entre o Legislativo, o setor produtivo e a sociedade civil, com foco na formulação de políticas públicas que incentivem a gastronomia e o turismo local

A Câmara Municipal de Londrina aprovou a criação da Frente Parlamentar da Gastronomia e Turismo, durante sessão plenária de terça-feira (29), para fortalecer e valorizar estes dois setores da economia. A iniciativa, formalizada pelo requerimento nº 345/2025, foi assinada por seis parlamentares que passam a compor o grupo. Integram a frente parlamentar os vereadores Matheus Thum (PP), que será o coordenador, Marcelo Oguido (PL), Prof.ª Flávia Cabral (PP), Paula Vicente (PT), Antônio Amaral (PSD) e Chavão (Republicanos). O colegiado funcionará como um espaço permanente de diálogo entre o Legislativo, o setor produtivo e a sociedade civil, com foco na formulação de políticas públicas que incentivem a gastronomia e o turismo local.
“O pedido foi construído com a Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes], visando ampliar as discussões nesta Casa, referentes ao setor gastronômico na cidade. Nós estamos passando por um momento de transformação. São algumas medidas, como por exemplo, a apresentada pelo prefeito Tiago Amaral, que oportunizou aos restaurantes, na região central da cidade, a colocar mesas e cadeiras nas calçadas, de forma regularizada e organizada. Esse é um dos exemplos que a gente usa para ampliar esse debate. Sabemos que é um setor importante, que movimenta aproximadamente 5% do PIB [Produto Interno Bruto] de toda a cidade. É uma fatia relativamente grande comparada a outras atividades”, pontuou o vereador Matheus Thum, coordenador da frente parlamentar.
A justificativa apresentada destaca o potencial econômico e cultural desses segmentos em Londrina, que possui uma culinária marcada pela influência de diversas etnias, como japonesa, italiana, árabe, alemã e tropeira, entre outras. A cidade também é sede de eventos tradicionais como a ExpoLondrina e diversos festivais gastronômicos que movimentam a economia e promovem a identidade local. No campo turístico, Londrina conta com atrativos como o Lago Igapó, o Jardim Botânico, o Museu Histórico e rotas culturais e religiosas. Segundo os vereadores, a atuação da Frente Parlamentar contribuirá para transformar esses ativos em motores de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e promoção da cultura regional. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.