Câmara de Londrina aprova redução de ITBI para regularização de imóveis da Cohab

A medida prevê alíquota de 0,5% até dezembro de 2026 e de 1% em 2027, aplicável às escrituras públicas que formalizem contratos antigos de compra e venda, os chamados contratos de gaveta

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), a redução do ITBI representará uma renúncia fiscal de cerca de R$ 4,5 milhões em três anos. Foto: Fernando Cremonez/Divulgação CML

Durante a sessão plenária de terça-feira (14), os vereadores de Londrina aprovaram em regime de urgência, dois projetos de lei (PLs) encaminhados pelo Executivo Municipal: o PL nº 249/2025, que cria uma nova modalidade do Programa Regulariza Londrina voltada a dívidas habitacionais, e o PL nº 292/2025, que institui o Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FMEL). Com a aprovação em primeira discussão, as duas propostas serão votadas em segundo turno durante a sessão da próxima quinta-feira (16).

Regulariza Londrina Cohab – O PL nº 249/2025 propõe a redução temporária da alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para facilitar a regularização de imóveis adquiridos por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Cooperativa Habitacional Bandeirantes de Londrina (Cohaban) ou Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A medida prevê alíquota de 0,5% até dezembro de 2026 e de 1% em 2027, aplicável às escrituras públicas que formalizem contratos antigos de compra e venda, os chamados contratos de gaveta.

O projeto também zera o ITBI sobre cessões de direitos em programas habitacionais e autoriza convênios entre a Cohab-LD e cartórios para reduzir taxas de emolumentos. Segundo a justificativa, o objetivo é estimular a regularização fundiária, garantir o direito à moradia e prevenir conflitos jurídicos. Atualmente, cerca de 14 mil contratos de promessa de compra e venda firmados com a Cohab-LD seguem sem registro em cartório, muitos deles quitados há décadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), a redução do ITBI representará uma renúncia fiscal de cerca de R$ 4,5 milhões em três anos, compensada pelo aumento da arrecadação gerada pela maior regularização de imóveis.

Fundo Municipal de Esporte e Lazer – O PL nº 292/2025 cria o Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O fundo será responsável por captar, gerenciar e aplicar recursos destinados ao financiamento de programas, projetos, infraestrutura e ações voltadas ao esporte e ao lazer.

A proposta tem como objetivo garantir maior autonomia financeira à FEL e permitir a destinação de recursos públicos e privados para iniciativas que estimulem a prática esportiva e a qualidade de vida da população. “O fundo vai proporcionar que o esporte londrinense obtenha verba de imposto de renda, de doação, de patrocínio, de emendas e de verbas federais e estaduais”, exemplificou o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9