Câmara de Londrina dá posse a vereadora mirim eleita em simulação com urna eletrônica
Valentina Barbosa dos Santos, de 14 anos, passa a integrar o Parlamento Jovem 2026, projeto que aproxima estudantes do Legislativo e incentiva a participação cidadã

A Câmara Municipal de Londrina deu posse, nesta quinta-feira (8), à vereadora mirim Valentina Barbosa dos Santos, de 14 anos, estudante do Colégio Estadual Cívico-Militar Margarida Barros Lisboa. Ela foi eleita pelos colegas durante uma votação simulada com urnas eletrônicas oficiais da Justiça Eleitoral.
Com a posse, Valentina passa a integrar o Parlamento Jovem 2026, iniciativa voltada à educação política de estudantes e à aproximação dos jovens com o funcionamento do Poder Legislativo.
A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara. Durante o ato, a estudante prestou juramento, assinou o termo de posse e recebeu o diploma que oficializa sua participação no projeto.
Em discurso na tribuna, Valentina afirmou que a experiência ficará marcada em sua trajetória. Ela destacou que decidiu se candidatar para mostrar que os estudantes também têm ideias para melhorar a escola e a cidade.
“Durante a campanha, conversei com meus colegas, ouvi o que eles pensam e aprendi que ser candidata é principalmente saber escutar”, disse.
Entre as propostas defendidas por Valentina está o incentivo à prática esportiva e a melhoria das quadras. A estudante também ressaltou que participar da votação com urna eletrônica ajudou a compreender, na prática, o funcionamento da democracia.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem é um projeto de educação política desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por meio da Seção de Educação para a Cidadania Política, em parceria com o Núcleo Regional de Educação e a Câmara Municipal de Londrina.
A proposta é permitir que estudantes da educação básica vivenciem etapas do processo eleitoral, desde a apresentação de candidaturas até a votação e o exercício simbólico do mandato.
Durante o programa, as participantes terão encontros formativos, oficinas e debates sobre o papel dos vereadores, a representação política e a relação entre os Poderes.
Além de Valentina, também foi eleita Fernanda Malaquias dos Santos, estudante do Colégio Estadual Cívico-Militar Newton Guimarães. Como ela participava de uma feira de ciências na data da solenidade, a assinatura do termo de posse será feita em outro momento.
O técnico-pedagógico do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Willian de Oliveira Miranda, destacou que o projeto contribui tanto para a formação dos estudantes quanto para o Legislativo. Ele também ressaltou a importância da representação feminina na iniciativa.
Projetos de lei
Após a posse, as vereadoras mirins participarão de atividades organizadas pela Escola do Legislativo. O objetivo é apresentar o processo de elaboração das leis e estimular a discussão de temas ligados à escola, ao bairro e ao município.
Ao final do programa, cada estudante deverá elaborar um projeto de lei. As propostas serão encaminhadas ao TRE-PR para inclusão no Banco Estadual de Projetos de Lei do Parlamento Jovem e também poderão ser aproveitadas pelos vereadores de Londrina.
Segundo a secretária pedagógica da Escola do Legislativo, Karolinne Zanlorenzi, a experiência busca estimular o protagonismo juvenil, o diálogo e a capacidade de transformar demandas da comunidade em propostas.
Com informações da Câmara Municipal de Londrina.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm