Câmara de Londrina sedia seminário do Programa Mulher Segura Paraná
A vereadora Professora Flávia Cabral (PP), procuradora especial da Mulher, reforçou a necessidade de integrar esforços entre instituições, autoridades e sociedade civil para o enfrentamento da violência de gênero

A Câmara Municipal de Londrina (CML) sediou, na segunda-feira (15), o seminário do Programa Mulher Segura Paraná, promovido pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SESP) com o apoio institucional da CML e da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo. Realizado na Sala de Sessões, o encontro reuniu autoridades, especialistas e comunidade para discutir ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. Na abertura, o presidente da CML, vereador Emanoel (Republicanos) destacou a relevância da iniciativa e ressaltou que o Legislativo está comprometido em fortalecer políticas públicas de proteção. “E que essas políticas públicas não sejam apenas discutidas, mas que elas possam ser materializadas”, ressaltou.
A vereadora Professora Flávia Cabral (PP), procuradora especial da Mulher, reforçou a necessidade de integrar esforços entre instituições, autoridades e sociedade civil para o enfrentamento da violência de gênero. “Este é um momento extremamente importante para nós da Procuradoria Especial da Mulher, porque sabemos que o grande diálogo se faz quando pensamos nos direitos das mulheres de maneira intersetorial”, afirmou. Também esteve presente a vereadora Paula Vicente (PT), procuradora adjunta da Mulher.
O prefeito Tiago Amaral (PSD) prestigiou o evento e destacou as ações da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, cuja secretária também acumula as pastas de Assistência Social e Idoso, e da Guarda Municipal, de repressão à violência contra a mulher. “Estamos aplicando na prática ações que protegem nossas mulheres e garantem o convívio tranquilo delas em sociedade”, disse.
A primeira palestra, intitulada “O Programa Mulher Segura como estratégia na prevenção e enfrentamento da violência de gênero contra a mulher”, foi ministrada pelo coronel Dalton Gean Perovano, coordenador do Programa Mulher Segura. O palestrante apresentou as diretrizes da iniciativa estadual, que busca integrar ações de segurança, capacitação e acolhimento como forma de reduzir os índices de violência de gênero.
Na sequência, o delegado de polícia Renato Bastos Figueiroa, coordenador do Centro Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPSD), conduziu a palestra “Consumo de drogas e a relação com a violência contra a mulher”. Ele abordou como a prevenção ao uso de substâncias está ligada à melhoria da qualidade de vida e à desconstrução de mitos, como a falsa ideia de que o uso moderado não traz prejuízos. Figueiroa também destacou a importância de ações educativas contínuas em escolas e comunidades, além da participação ativa das famílias na proteção dos jovens.
Também participaram do seminário os vereadores Anne Ada (PL) e Sídnei Matias (Avante); Sueli Galhardi, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulheres; Deise Tokano, chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Família, Justiça e Trabalho; além dos secretários municipais Marisol Chiesa (Assistência Social, Mulheres e Idoso), Vânia Costa (Educação), Vivian Feijó (Saúde), Felipe Juliani (Defesa Social), Sergio Willian Costa Becher (Gestão Pública), Péricles Deliberador (Acesf) e Cláudio Bravim (Ippul). A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, enviou vídeo elogiando o evento. Também estiveram presentes representantes dos 5º e 30º batalhões de Polícia Militar e do 3º Batalhão de Bombeiro Militar. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.