Câmara Municipal de Londrina aprova criação da campanha “Check-Up: Saúde para as mulheres”
Com a aprovação em primeiro turno, abre-se prazo regimental de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno. Foto: Fernando Cremonez/Divulgação/CML

A Câmara Municipal de Londrina aprovou em primeiro turno e por unanimidade, na quinta-feira (21), o projeto de lei nº 6/2023, da vereadora Mara Boca Aberta (PMB), que institui a campanha “Check-Up: Saúde para as Mulheres”. A iniciativa busca conscientizar e orientar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção de doenças, promovendo atividades educativas e exames anuais.

De acordo com o texto aprovado, o check-up será incentivado preferencialmente no mês de aniversário da paciente e incluirá ações como palestras sobre atividade física, medição de pressão arterial, orientação nutricional e solicitação de exames preventivos. O PL também indica que os médicos das unidades de saúde públicas e privadas, ao atenderem a paciente, deverão solicitar exames de análises clínicas e exames de imagem, como mamografia, ultrassonografia, raio-X, entre outros disponíveis. Na ausência de serviços disponíveis na rede pública, o projeto prevê a celebração de convênios com a iniciativa privada.

A vereadora Mara Boca Aberta explicou que a intenção do check-up é a detecção de doenças que ainda não tenham se manifestado. “O que acontece com as mulheres? Quando você marca um ginecologista, quando a gente chega lá no posto de saúde, [eles perguntam] vamos fazer um preventivo? Eu já conheci não foi uma, nem duas, nem três, foram diversos casos de mulheres que morreram de câncer, mesmo tendo passado pelo ginecologista há 2 ou 3 meses, porque não foram feitos exames específicos para constatar que ela estava doente”, argumentou.

Com a aprovação em primeiro turno, abre-se prazo regimental de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno. Após a segunda votação, se aprovado, o PL segue para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP). Com informações da Câmara Municipal de Londrina.