Cambeense Luiz Carlos Hauly assume vaga de Dallagnol
Hauly recebeu 11.925 votos nas eleições de 2022 e possui experiência como economista, professor e ex-deputado federal por sete mandatos, entre 1991 e

O primeiro suplente à deputado federal Luiz Carlos Hauly do Podemos-Pr, assumirá a vaga na de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. Na noite de ontem (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Dallagnol (Podemos-PR).
Hauly recebeu 11.925 votos nas eleições de 2022 e possui experiência como economista, professor e ex-deputado federal por sete mandatos, entre 1991 e 2019.
LGBTfobia: hoje é Dia de Combate a Homofobia em Londrina
Além disso, ele atuou como secretário estadual da Fazenda do Paraná. O TSE considerou que a saída de Dallagnol do cargo de ex-procurador da República foi irregular, uma vez que ele enfrentava 15 procedimentos administrativos do Conselho Nacional do Ministério Público, que poderiam resultar em processo administrativo disciplinar (PAD) e torná-lo inelegível.
A corte eleitoral interpretou a antecipação da sua saída como uma manobra para burlar a lei. Com base na Lei da Ficha Limpa, a decisão colegiada também o torna inelegível por oito anos. Embora Dallagnol ainda possa recorrer ao Supremo Tribunal Federal, ele não poderá exercer o mandato durante esse processo.
Apesar de Dallagnol poder entrar com recursos para tentar reverter o julgamento, a decisão do TSE tem efeito imediato. Isso significa que o deputado perde o mandato imediatamente e o TRE deverá chamar o suplente para assumir.