Campanha da Fraternidade 2026 destaca moradia como direito essencial
Segundo o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz, a campanha busca unir fé e ação social, mostrando como a Igreja pode propor soluções para problemas da sociedade, como moradia, educação e saúde.

A Igreja Católica lançou nesta quarta-feira (18) a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O objetivo é chamar atenção para a situação de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma moradia digna. A coletiva de imprensa ocorreu na Arquidiocese de Londrina e marcou o início das atividades da campanha. Segundo o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz, a campanha busca unir fé e ação social, mostrando como a Igreja pode propor soluções para problemas da sociedade, como moradia, educação e saúde. Ele destacou que investimentos públicos adequados poderiam melhorar significativamente a vida de muitas pessoas.
O padre Dirceu Júnior dos Reis, coordenador da Ação Evangelizadora, explicou que a campanha envolve três etapas: conhecer a realidade local, analisar à luz da fé e agir por meio de políticas públicas e ações comunitárias. Leigos das comunidades são incentivados a participar, levando conhecimento e propostas para melhorar a situação de pessoas em vulnerabilidade. A identidade visual da campanha retrata os contrastes das cidades, com moradias confortáveis lado a lado de pessoas em situação de rua ou habitações irregulares. O gesto concreto da campanha será a Coleta da Solidariedade, no domingo de Ramos, 29 de março, com os recursos destinados a projetos de moradia e dignidade humana, geridos pela Caritas. Dom Geremias reforçou que a iniciativa busca despertar solidariedade e engajamento, mobilizando comunidades e empresas para ajudar a garantir moradia adequada e promover justiça social.

