Campanha de Multivacinação soma 24.288 doses aplicadas em Londrina, afirma Secretaria de Saúde
Durante o período, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) urbanas e rurais da cidade estiveram abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e no Dia D de Vacinação no sábado (18) ficaram abertas das 8h às 17 horas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encerrou na última sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Multivacinação. Realizada desde o dia 6, a iniciativa teve como objetivo atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos, além de ampliar o acesso à imunização para adultos de até 59 anos. Durante o período, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) urbanas e rurais da cidade estiveram abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e no Dia D de Vacinação no sábado (18) ficaram abertas das 8h às 17 horas. Ao todo, foram aplicadas 24.288 doses de vacinas em Londrina, demonstrando o engajamento da população e o esforço das equipes de saúde.
Entre os imunizantes mais procurados, destacam-se a vacina duplo-adulto (difteria e tétano acidental), dengue e poliomielite. A vacina HPV quadrivalente também teve alta adesão, com 1.696 aplicações. Já a vacina contra a Covid-19 para adultos somou 526 doses, enquanto a versão pediátrica registrou 91 aplicações. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, o quantitativo de doses feitas nessa campanha são um resultado positivo do esforço em conjunto para alcançar grandes mudanças na saúde e no bem-estar de todos. “Se compararmos as doses aplicadas nos dois meses anteriores à campanha, fica evidente que tivemos essa positividade. E reforçamos que, mesmo passado o período de campanha, a vacinação de rotina continua disponível em todas as UBSs”, destacou.
Manter o esquema vacinal em dia é fundamental para evitar surtos e proteger toda a comunidade, e a multivacinação é uma das principais estratégias de prevenção em saúde pública. Além de proteger o indivíduo, contribui para a imunidade coletiva e o controle de doenças que podem ser evitadas com doses simples e seguras. E a vacinação continua disponível nas UBSs de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Basta procurar a unidade mais próxima com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Com informações do N.Com.

