Campanha municipal arrecada livros para professores da Educação Infantil em Londrina
O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil é uma iniciativa do Ministério da Educação que capacita professores da Educação Infantil para que possam desenvolver práticas pedagógicas que estimulem a oralidade, leitura e escrita com crianças de 4 e 5 anos

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME) está arrecadando livros infantis a serem doados para professores da rede. Desde o ano passado, cerca de 600 docentes da Educação Infantil participam do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Para encerrar essa formação, será realizado um seminário, de 5 a 8 de maio, no Complexo Educa (rua Prefeito Faria Lima, 400). E, na ocasião, haverá sorteio de obras literárias, oriundas de doação, para os participantes. Livrarias, editoras e autores que queiram contribuir têm até o dia 29 de abril para entrar em contato com a Gerência de Educação Infantil da SME, pelo e-mail eduinfantil@londrina.pr.gov.br ou telefone (43) 3375-0092. Os interessados precisam preencher um Termo de Doação e os trâmites serão formalizados para que os materiais cheguem aos professores.
O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil é uma iniciativa do Ministério da Educação que capacita professores da Educação Infantil para que possam desenvolver práticas pedagógicas que estimulem a oralidade, leitura e escrita com crianças de 4 e 5 anos. Esse programa está inserido no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Os temas abordados nessa formação incluem oito percursos: Constituição da Docência; Crianças, culturas e educação infantil; Oralidade e narrativas infantis; Leitura e escrita como práticas sociais; Currículo, literatura e linguagem oral e escrita com as crianças da educação infantil; O cotidiano da educação infantil; Leitura e escrita na educação infantil; e Acolhimento às famílias e experiências de leitura.
De acordo com a profissional do apoio pedagógico da Gerência de Educação Infantil e Funcionamento Escolar da SME, Camila Gava Squarsi Galvão, foram realizados 12 encontros presenciais e atividades virtuais, totalizando 120h de capacitação com o seminário de encerramento. Sobre a arrecadação e sorteio dos livros, Galvão explicou que a ideia surgiu como forma de incentivo para a formação do professor leitor. “Durante o LEEI os professores conheceram muitas obras literárias para qualificar seu repertório cultural e literário. Sabemos que para ser um leitor e formar leitores é preciso um investimento alto, pois é preciso quantidade, qualidade e bibliodiversidade de obras literárias. Então surgiu a proposta de fazer esse convite para autores, editoras e livrarias que queiram colaborar com a realização do evento por meio da doação de livros literários, como forma de incentivo à leitura e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, contou.
Serão aceitos livros infantis, infantojuvenis ou adultos que, preferencialmente, contemplem as orientações dos programas nacionais de leitura. “Que prezam pela bibliodiversidade, pela qualidade estética e pelo respeito à infância e às diferentes culturas presentes na sociedade brasileira”, acrescentou a professora. Entre os gêneros sugeridos, estão contos e crônicas infantis, poesias e livros de rimas e parlendas, livros-imagem e livros sem palavras, histórias de tradição oral e contos populares. Narrativas que abordam temas da infância, diversidade cultural, étnico-racial, meio ambiente, afetos, cotidiano, emoções; obras infantojuvenis e livros de literatura para adultos também são bem-vindos. Todo material arrecadado será destinado ao sorteio entre os professores que participarem do Seminário do LEEI. “E as obras precisam ser novas, uma vez que serão um presente para essas professoras”, acrescentou Galvão. Com informações do N.Com.