Campeonato Brasileiro de Karatê reúne mais de mil atletas no Ginásio Moringão até domingo
Competição com entrada gratuita movimenta Londrina e valoriza a descentralização do esporte no Brasil

Londrina sedia até este domingo (27) a etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê no Ginásio Moringão. O evento reúne mais de 1.000 atletas de 15 estados brasileiros, que se classificaram por meio de competições estaduais organizadas pelas federações. A entrada é gratuita para o público. As disputas envolvem categorias que vão do Sub-8 ao Sênior, no masculino e feminino, com lutas sendo realizadas pelo sistema de repescagem olímpica, que garante uma nova chance para atletas que perdem no início da competição.
O presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Hermes Queiroz, destacou a importância da descentralização do esporte. “Levar o karatê a diferentes regiões do país é essencial para sua massificação e crescimento entre os brasileiros”, afirmou. A escolha de Londrina como sede se deu por solicitação da Federação Paranaense de Karatê (FPRK), em razão da boa localização e da estrutura oferecida pela cidade. O evento conta ainda com a realização da Seletiva Nacional 3 e teve seu cerimonial de abertura na última quinta-feira (24).
A competição é organizada por uma parceria entre a Confederação Brasileira de Karatê (CBK), o Paraná Esporte, a Secretaria de Estado do Esporte e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que responde por toda a infraestrutura local, cuidados com saúde e segurança, além da promoção do evento. O cronograma completo das disputas está disponível no site oficial da CBK.