O registro da candidatura de Homero Barbosa Neto (PDT) à Prefeitura de Londrina foi indeferido pela juíza Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, da 42ª Zona Eleitoral de Londrina. A informação foi divulgada na noite de quinta-feira (05). A decisão foi alinhada com a recomendação do Ministério Público Eleitoral, que havia solicitado a rejeição do pedido, argumentando que o candidato está inelegível devido a uma condenação.
Na sentença, a juíza destacou que a decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, emitida este ano, estabelece a suspensão dos direitos políticos de Barbosa por seis anos. Segundo a magistrada, essa condenação impede que ele dispute o cargo para a Prefeitura de Londrina. Barbosa Neto apresentou como candidato pela coligação “Quem manda é o povo” (PDT e Federação Psol/Rede).
Barbosa Neto foi prefeito de Londrina de 2009 a 2012 quando teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Londrina com base em denúncias de má administração e uso indevido de funcionários públicos para serviços pessoais e atividades relacionadas à sua rádio particular. O candidato informou que irá recorrer da decisão.