Capivara resgatada em piscina é tratada e devolvida à natureza entre Londrina e Apucarana

O resgate ocorreu na segunda-feira (12), e o atendimento foi feito de forma rápida para reduzir o estresse do animal, que pesava mais de 60 quilos e demonstrava agitação durante o tratamento

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

A capivara que havia sido resgatada após cair em uma piscina de uma residência foi solta pela equipe da Força Verde, em uma área mapeada entre Londrina e Apucarana, onde já vivem outros exemplares da espécie. O animal foi atendido no Hospital Veterinário da UniFil, credenciado como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) pelo Governo do Estado, e agora está com saúde restabelecida e em liberdade. Segundo a médica veterinária Daniela Martina, coordenadora do HV da UniFil, o ferimento no peito — que era a principal preocupação — cicatrizou bem após sutura com fio absorvível. “Ela voltou à natureza para seguir o ciclo normal da sua vida”, comentou a especialista.

Durante o atendimento, também foi identificado que a capivara está em início de gestação. “Fizemos um ultrassom antes da soltura e está tudo bem. Não conseguimos identificar o número exato de filhotes, mas a média varia de cinco a oito”, informou Daniela. O resgate ocorreu na segunda-feira (12), e o atendimento foi feito de forma rápida para reduzir o estresse do animal, que pesava mais de 60 quilos e demonstrava agitação durante o tratamento.

A ação de reintegração ao habitat natural teve o apoio da Força Verde, sob coordenação do sargento Edson, que escolheu um local seguro para a soltura. “Ficamos felizes por conseguir mais um resgate, atendimento e soltura com resultados positivos, no trabalho integrado dos órgãos ambientais, Hospital Veterinário da UniFil e CAFS”, completou Daniela.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9