Carreta com 39 toneladas de fertilizante é retirada do rio Paraná após mais de 80 horas submersa
Veículo caiu na última sexta-feira (9) e desde sábado (10) uma equipe com mergulhadores trabalhou para retirar a carga e a carreta do fundo do rio

Foi concluída na tarde desta terça-feira (13) a retirada da carreta que caiu no rio Paraná, no Porto São José, em São Pedro do Paraná (PR), após mais de 80 horas submersa. O acidente ocorreu na última sexta-feira (9), quando o motorista perdeu o freio do veículo e, para evitar atingir casas próximas, jogou a carreta no rio. Ele sobreviveu. A remoção foi complexa e envolveu dois caminhões guincho, cabos de aço, mergulhadores, uma árvore como ponto de ancoragem e até uma retroescavadeira. Antes da retirada da estrutura, foi preciso remover as 39 toneladas de fertilizante, que estavam em “bags” e foram içadas por mergulhadores em uma força-tarefa iniciada na segunda-feira (12).
O tanque de diesel da carreta também foi retirado previamente, por precaução ambiental, mas não houve vazamento, segundo a Marinha do Brasil. A carreta será levada ao pátio da seguradora em Cascavel. O Instituto Água e Terra (IAT) acompanha o caso e vai analisar amostras da água para verificar possível contaminação ambiental. O laudo pode demorar até 25 dias úteis. Se houver comprovação de dano ao meio ambiente, os responsáveis pela carga poderão ser autuados por crime ambiental.