Casa Bom Samaritano encerra serviços de acolhimento em Londrina; Prefeitura prepara transferência de atendidos

Instituição alega crise financeira e fim dos repasses suficientes; município garante continuidade do atendimento em outros serviços

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

A Casa Bom Samaritano, localizada na zona leste de Londrina, anunciou que encerrará os serviços de acolhimento de idosos, pessoas com deficiências ou doenças e em situação de rua. A presidência da entidade solicitou, no fim de agosto, o encerramento dos convênios com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), estabelecendo prazo até 30 de setembro para a realocação dos atendidos. Atualmente, a instituição abriga 25 idosos, 22 homens com deficiências ou doenças e também recebe pessoas em situação de rua encaminhadas pela prefeitura.

Segundo a direção da Casa, os convênios firmados com a administração municipal não cobriam nem metade dos custos, e pedidos de aumento nos repasses vinham sendo feitos há pelo menos dois anos. Com a falta de avanço nas negociações e a queda nas doações, a entidade decidiu encerrar os serviços de assistência social. Apesar disso, seguirá atuando na área da educação, mantendo o funcionamento de dois centros de educação infantil conveniados com a Secretaria Municipal de Educação.

Em nota, a Prefeitura de Londrina informou que, em 28 de agosto, recebeu um ofício da instituição comunicando o encerramento das parcerias com a SMAS e a SMI, com término previsto para 30 de setembro (veja nota na íntegra abaixo). Após a comunicação, representantes do município se reuniram com a diretoria da Casa Bom Samaritano para compreender a situação e avaliar possíveis formas de apoio. A entidade relatou enfrentar um quadro de extrema fragilidade financeira, herdado pela nova gestão, o que inviabiliza a manutenção das atividades e pode levar a bloqueios judiciais de contas bancárias.

Atualmente, a Casa mantém 45 vagas de acolhimento pela Assistência Social e 25 pela Política do Idoso. Diante do cenário, a Prefeitura disse ter iniciado planos de ação em ambas as secretarias para garantir a transferência organizada e tranquila dos acolhidos para outros serviços, assegurando a proteção e a continuidade do atendimento.

Nota da Prefeitura na íntegra 

“No dia 28 de agosto, a Prefeitura recebeu um ofício da instituição comunicando o encerramento das parcerias firmadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), com término previsto para o próximo dia 30 de setembro.

Logo após o recebimento da comunicação, nos reunimos com a diretoria da instituição para compreender a situação e avaliar possíveis formas de apoio para a continuidade dos serviços.

Na ocasião, fomos informados de que a entidade enfrenta um quadro de extrema fragilidade financeira, herdado pela nova gestão, que inviabiliza a manutenção das atividades. A diretoria alertou, inclusive, sobre a possibilidade de bloqueios judiciais em contas bancárias.

Atualmente, a Casa Bom Samaritano mantém 45 vagas de acolhimento pela Assistência Social e 25 vagas de acolhimento pela Política do Idoso.

Diante do cenário revelado pela instituição, iniciamos planos de ação em ambas as pastas para assegurar a transferência dos acolhidos para outros serviços.

Reafirmamos que o nosso objetivo é conduzir todo o processo da forma mais organizada e tranquila possível, garantindo a proteção e a continuidade do atendimento aos acolhidos.”

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9