Cataratas do Iguaçu têm vazão seis vezes maior que a normal e passarela é fechada por segurança
Volume de água ultrapassou 9 milhões de litros por segundo nesta quinta-feira; acesso será liberado somente após redução do nível

A força das águas nas Cataratas do Iguaçu levou ao fechamento preventivo da passarela próxima às quedas nesta quinta-feira (23). A medida foi adotada pela administração do Parque Nacional do Iguaçu por causa do aumento expressivo da vazão, como forma de garantir a segurança dos visitantes.
O volume registrado chegou a 9,1 milhões de litros de água por segundo às 10h, segundo o monitoramento automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A média considerada normal para as Cataratas é de aproximadamente 1,5 milhão de litros por segundo, ou seja, o fluxo atual está cerca de seis vezes acima do habitual.
Para se ter uma ideia da dimensão, a vazão registrada equivale a aproximadamente 3,6 piscinas olímpicas de água passando pelas quedas a cada segundo.
De acordo com a administração do parque, a liberação da passarela depende da redução do volume de água e da avaliação das condições de segurança. A última interdição semelhante ocorreu em dezembro de 2024.
O aumento da vazão foi provocado pelas chuvas registradas ao longo do Rio Iguaçu, que nasce na região de Curitiba e percorre o Paraná até chegar às quedas localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina.
Mesmo com o fechamento da passarela, a Trilha das Cataratas, no lado brasileiro, continua aberta normalmente aos visitantes. O percurso possui cerca de 1,5 quilômetro de extensão.
Na Argentina, a passarela de acesso à Garganta do Diabo também foi interditada devido ao grande volume de água. Ainda não há previsão para a retomada do atendimento aos turistas.
Com informações G1 / RPC
