CCI Norte recebe palestra sobre empregabilidade 50+ nesta sexta-feira em Londrina
A atividade será ministrada pelo professor Marcos Alexandre, da Unopar/Anhanguera. Na sequência, a especialista em Recrutamento e Seleção Fernanda Karine de Souza Melo discutirá tópicos como fatores de sucesso em entrevistas de emprego e as oportunidades para os talentos 50+

Com o objetivo de oferecer mais oportunidades de empregabilidade para as pessoas com idade acima de 50 anos, a Prefeitura promove mais uma ação do projeto Talento 50+ nesta sexta-feira (16). Com início às 9h30, a palestra “Carreira Sem Idade: como conquistar novas oportunidades” será realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte, localizado na rua Luís Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília. A atividade será ministrada pelo professor Marcos Alexandre, da Unopar/Anhanguera. Na sequência, a especialista em Recrutamento e Seleção Fernanda Karine de Souza Melo discutirá tópicos como fatores de sucesso em entrevistas de emprego e as oportunidades para os talentos 50+.
Não é necessário se inscrever para as atividades, que são voltadas principalmente a pessoas acima de 50 anos, mas também abertas a outras faixas etárias. A capacitação é organizada pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e uma rede de supermercados. Além da oficina desta sexta (16), também está programada para segunda-feira (19), a partir das 14h, a palestra “Experiência que Vale Ouro: Como se Destacar em um Mercado em Transformação”. Realizada no CCI Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz), a atividade será conduzida pela instrutora em Educação Profissional e Tecnológica do Senac, Luciana Vinci. Fechando o mês, o CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes) receberá uma ação no dia 29, com programação ainda a ser confirmada.
Regularmente, o projeto Talento 50+ leva empresas aos CCIs de Londrina para realizar processos seletivos, com possibilidade de contratação imediata. Essas ações estão organizadas em um cronograma elaborado pela equipe responsável pela iniciativa. A secretária municipal do Idoso, Marisol Chiesa, afirmou que o projeto Talento 50+ é extremamente importante pois oferece oportunidades de geração de renda e inclusão das pessoas idosas. “É uma ação que visa reduzir o preconceito de idade no mercado de trabalho e estimula o convívio e o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários. Afinal, o trabalho também se torna uma atividade de socialização, potencializando o aproveitamento das habilidades das pessoas idosas para a realização de atividades remuneradas. Isso valoriza e inclui as pessoas idosas, quebrando os estigmas em relação à idade”, realçou.
De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, o Talento 50+ a partir de agora também terá atividades formativas. “Estamos iniciando essas palestras no mês de maio, em comemoração ao Mês do Trabalhador, em parceria com a Unopar e o Senac, e também teremos um calendário regular para elas. A gente espera que isso seja muito próspero, e inclusive já temos contratações feitas através deste projeto. As pessoas com idade acima de 50 anos estão em plena capacidade produtiva, e têm muito a contribuir do ponto de vista profissional”, sublinhou. Com informações do N.Com.