Centro terapêutico para dependentes químicos é interditado no Noroeste do Paraná
Na decisão, foi determinado também, no prazo máximo de 15 dias, o retorno seguro de todos os internos para as suas cidades de origem

Um centro terapêutico com 59 dependentes químicos e pessoas com doenças mentais em Iporã – no Noroeste do estado, foi interditado por ordem judicial, a partir de ação do Ministério Público do Paraná, que sustentou que o estabelecimento estava funcionando de forma irregular, com diversos problemas administrativos – como a falta do alvará de funcionamento, e sanitários – devido às condições precárias de estrutura e higiene, além de manter internos contra a vontade.
Na decisão, foi determinado também o acionamento da Secretaria de Assistência Social e de Saúde de Iporã, para que articulem junto aos órgãos responsáveis no prazo máximo de 15 dias, o retorno seguro de todos os internos para as suas cidades de origem, com encaminhamento para suas famílias. Foi fixada multa de R$ 10 mil em caso de desobediência. Cabe recurso da decisão. Em dezembro do ano passado, a responsável pelo estabelecimento e mais sete pessoas foram denunciadas pelo MP-PR por sequestro, cárcere privado, tortura e falsidade ideológica.