ChatGPT “bebe” água? Entenda como a tecnologia também impacta o meio ambiente
Ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, podem consumir até meio litro de água a cada 20 a 50 interações com o usuário

Parece estranho, mas é verdade: o ChatGPT pode consumir até 500 ml de água — o equivalente a uma garrafinha — a cada 20 a 50 perguntas feitas por usuários. Esse gasto não é simbólico: trata-se de uma consequência real da operação de data centers que mantêm a plataforma funcionando.
Esse consumo acontece, principalmente, devido à necessidade de resfriamento dos servidores. Quanto mais complexa for a tarefa — como a geração de imagens ou longos textos — maior e mais rápido é o uso de água para manter os sistemas em temperatura adequada e evitar superaquecimento.
Apesar de parecer pequeno em uma única interação, o impacto se multiplica em escala global, considerando milhões de usuários interagindo com IA diariamente.
Essa curiosidade chama a atenção para a pegada hídrica da tecnologia e reforça a importância de buscar soluções mais sustentáveis também no mundo digital.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm