Chuva de meteoros Geminídas estará visível a olho nu no Paraná
O melhor período para a visualização será entre a noite do dia 14 e a madrugada de 15 de dezembro, com previsão de 120 meteoros por hora

O pico da última chuva de meteoros visível no Brasil neste ano, a Geminídas, deve ocorrer na madrugada desta quinta-feira (15). Esse espetáculo de meteoros é conhecido por sua precisão e será melhor observado por volta das duas horas da manhã, horário local, em locais com baixa luminosidade.
Nova onda de calor deverá atingir o Paraná a partir desta quinta-feira
O Simepar detalha que na Região Sul, a melhor condição meteorológica para a visualização da chuva de meteoros Geminídeas será no Paraná, que terá poucas nuvens entre a noite do dia 14 e a madrugada de 15 de dezembro de 2023. O oeste catarinense também terá boas condições. Já nas demais áreas de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a visualização será prejudicada pelo excesso de nuvens e grande chance de chuva.
Nesse fenômeno, os meteoros entram velozes na atmosfera da Terra, rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h e aparecendo para nós como uma chuva de estrelas cadentes, como aponta o astrônomo do Observatório Nacional e pós doc, Marçal Evangelista Santana.

