Chuvas devem aliviar calor intenso no Paraná na virada do ano
A previsão indica que, a partir desta terça-feira, as chuvas se tornem mais frequentes em todo o Estado, com possibilidade de pancadas fortes, raios e rajadas de vento

O calor intenso registrado nos últimos dias no Paraná deve perder força com a chegada de chuvas na virada do ano, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A mudança interrompe uma sequência de quase uma semana com temperaturas até cinco graus acima da média em regiões como Campos Gerais, Leste e Litoral do Estado.
De acordo com o Simepar, o aumento da umidade, aliado à atuação de um sistema frontal no oceano e de uma área de baixa pressão no continente, já provocou chuva em várias regiões nesta segunda-feira (29). Municípios do Oeste, como Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, registraram acumulados superiores a 50 milímetros.
A previsão indica que, a partir desta terça-feira, as chuvas se tornem mais frequentes em todo o Estado, com possibilidade de pancadas fortes, raios e rajadas de vento. O tempo segue abafado no início da semana, mas as temperaturas devem cair gradualmente, com máximas abaixo dos 30 °C na maioria dos municípios nos primeiros dias de janeiro.
Segundo o Simepar, a expectativa é de maior frequência de chuva entre o Centro-Leste e o Litoral, especialmente no primeiro dia de 2026, trazendo alívio após o período de calor extremo e baixos volumes de precipitação registrados desde o fim de dezembro. Com informações: AEN

