Ciclone extratropical deve provocar chuvas e temporais no Paraná
Instabilidades começam nesta quarta e podem se intensificar no fim de semana, alerta Simepar

Um ciclone extratropical deve influenciar as condições do tempo no Paraná nos próximos dias, trazendo chuvas e risco de temporais, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná. A formação do fenômeno é esperada entre sábado (10) e domingo (11), mas o sistema de baixa pressão associado já começa a causar instabilidade a partir desta quarta-feira (7).
Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu três alertas de perigo potencial para tempestades no Estado. O aviso mais abrangente atinge a metade sul do Paraná, mas também inclui municípios próximos à divisa com o Mato Grosso do Sul.
Para esta quarta-feira (7), o Simepar indica chuvas isoladas e rápidas em diferentes regiões, com possibilidade de raios e descargas elétricas, especialmente no Leste, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Oeste e Sudoeste. As temperaturas máximas devem se aproximar dos 30°C, podendo superar esse valor nas regiões Norte e Oeste, com sensação de abafamento ao longo da tarde devido à combinação de calor e umidade.
Na quinta-feira (8), o sistema de baixa pressão se afasta temporariamente, mas a passagem de um cavado pelo Oceano Atlântico deve provocar novas instabilidades, principalmente na metade leste do Estado, com chance de tempestades localmente fortes a partir da tarde. As máximas podem chegar a 33°C em cidades das faixas Norte e Oeste.
Já na sexta-feira (9), com a reaproximação do sistema de baixa pressão, o tempo volta a ficar instável em todas as regiões, com chuvas intensas e temporais entre a tarde e a noite.
Segundo o Simepar, entre sábado (10) e domingo (11) o sistema se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul e evolui para um ciclone extratropical, ampliando o risco de tempestades pontualmente severas em todo o Paraná. A recomendação é acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar a atenção, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e ventos fortes.

