Ciclone extratropical mantém Paraná em alerta para chuva volumosa, queda de temperatura e ventos fortes

Sistema formado no RS já fez cidades paranaenses ultrapassarem a média de chuva em dezembro e pode provocar rajadas de até 70 km/h no Estado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Jonathan Campos / AEN

Um sistema de baixa pressão que deu origem a um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8) está influenciando o tempo em todo o Paraná, segundo o Simepar. O fenômeno mantém a previsão de chuva intensa até esta terça (9) e de ventos mais fortes na quarta-feira (10). Na segunda, os maiores acumulados de chuva foram registrados no Oeste, com destaques para Altônia (97 mm), Toledo (89,2 mm), Santa Helena (89 mm) e Ouro Verde do Oeste (86,2 mm). Rajadas de vento chegaram a 77 km/h em Santa Maria do Oeste e ficaram acima de 65 km/h em outras cidades.

Na manhã desta terça, o ciclone estava sobre o Oeste gaúcho, mas originou uma frente fria que atravessa o Paraná, trazendo chuva generalizada. Antes das 10h, cidades como Paranaguá, Apucarana, Cornélio Procópio, Mandaguari e Paranavaí já haviam acumulado mais de 50 mm. O meteorologista Lizandro Jacóbsen alerta para rajadas entre 50 km/h e 70 km/h, com previsão de quase 100 mm de chuva em áreas do Sudoeste e Centro-Sul e acumulados de 30 a 50 mm nas demais regiões.

Os volumes já fizeram Toledo ultrapassar a média histórica de dezembro (163,8 mm), com 171,8 mm registrados. Altônia já atingiu sua média do mês (146,6 mm), enquanto Santa Helena se aproxima, com 94 mm acumulados. A chuva e a nebulosidade derrubaram as temperaturas: entre domingo (7) e segunda (8), a máxima caiu, por exemplo, de 35,1°C para 23,9°C em Foz do Iguaçu e de 37,7°C para 24,1°C em Capanema. Para esta terça, a previsão aponta máxima de 21°C em Curitiba, de 23°C no Sudoeste e até 28°C em Umuarama, a maior do dia.

Na quarta (10), com o ciclone já no litoral gaúcho e avançando para o oceano, a chuva tende a diminuir, mas o vento ganha força, com rajadas entre 50 km/h e 60 km/h na maior parte do Paraná e picos de até 80 km/h na faixa Leste. O mar deve ficar agitado entre quinta (11) e sexta (12), com ondas de 1,5 a 3 metros no litoral paranaense, oferecendo risco à navegação. Após breve trégua, um novo sistema de baixa pressão sobre o Paraguai deve voltar a provocar tempestades a partir de sexta, sobretudo no Oeste, Noroeste e Norte do Estado.

O Simepar e a Defesa Civil recomendam que a população se cadastre para receber alertas por SMS, enviando o CEP de residência para 40199, ou pelo WhatsApp da Defesa Civil nacional, no número (61) 2034-4611.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9