Cine Teatro Ouro Verde exibe o longa “Ponto Oculto” a partir desta segunda-feira, em Londrina
Inspirada em documentários da década de 90 sobre o genocídio armênio na Turquia, a trama de Polat se desenrola no nordeste do país, acompanhando inicialmente o trabalho de uma equipe de documentaristas alemães que registram violações de direitos humanos em um vilarejo curdo

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde, em Londrina, exibirá, entre segunda (11) e sexta-feira (15), o longa alemão “Ponto Oculto”, de Ayşe Polat, distribuído no Brasil pela Pandora Filmes. A produção da premiada diretora germano-curda estreou nos cinemas brasileiros em 26 de junho e une drama e suspense para refletir sobre as consequências de segredos e traumas intergeracionais.
Inspirada em documentários da década de 90 sobre o genocídio armênio na Turquia, a trama de Polat se desenrola no nordeste do país, acompanhando inicialmente o trabalho de uma equipe de documentaristas alemães que registram violações de direitos humanos em um vilarejo curdo. No caminho, os jornalistas conhecem a tradutora Leyla (Aybi Era), que começa a colaborar com o grupo. Além de intérprete, a personagem é babá de Melek (Çağla Yurga), uma misteriosa menina de sete anos.
A garota, com aparente capacidade de enxergar o que ocorre ao seu redor para além dos limites dos demais, é filha de Zafer (Ahmet Varlı), antagonista da história. Vizinho de Leyla, ele é capanga de uma rede de vigilância turca, em posição que herdou do próprio pai, e suspeita do envolvimento da tradutora com os documentaristas na possível investigação de um de seus atos criminosos. Quando percebe que sua atuação está colocando em risco a integridade de sua família, o homem precisa decidir se continua leal ao serviço secreto.
Combinando diferentes narrativas e formatos de filmagem, que vão de imagens de documentário a gravações de câmeras de segurança, a obra cruza os destinos dos envolvidos em cenas repletas de tensão e em um emaranhado de paranoias, medos, conspirações e feridas não resolvidas. O filme de Polat propõe um debate necessário sobre temas urgentes, como a opressão, os conflitos étnicos do território turco e as repercussões de um passado que atravessa o presente e continua a marcar gerações.
A produção será exibida ao longo da semana em sessões às 16h e às 19h30. De segunda a quarta, todos pagarão meia-entrada no valor de R$ 10,00. Nos demais dias, estudantes, professores, idosos, doadores regulares de sangue e servidores públicos, entre outros, terão direito à meia, enquanto o público restante deverá pagar a entrada inteira no valor de R$ 20,00. A bilheteria será aberta a 30 minutos do início das sessões. O Cine Teatro Ouro Verde fica localizado na Rua Maranhão, 85, no centro de Londrina. Com informações da UEL.