Cine Teatro Ouro Verde traz memória e permanência indígena com estreia de Terras sem Males

Acompanhando a abertura do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, a tela do Cine Teatro Ouro Verde exibirá em sessão única o longa Terra sem Males

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação

Acompanhando a abertura do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, a tela do Cine Teatro Ouro Verde exibirá em sessão única o longa Terra sem Males, documentário produzido pelo povo Guarani-Nhandeva. Nesta quarta-feira (10), às 19h, o público poderá acompanhar gratuitamente a história daqueles que lutaram pela retomada de territórios indígenas, principalmente de Ywy Porã. Após a exibição do filme, haverá um bate papo com os realizadores do documentário. Antes, nos dias 8 e 9, permanece em cartaz o filme O Primeiro Dia da Minha Vida, às 16h e 19h30. Através de depoimento, experiências e memórias, os indígenas contam o seu processo de luta, resistência e retomada da terra. Nessa Tekoa – palavra de origem tupi-guarani que representa o lugar do modo de ser guarani – a luta contra os fazendeiros, o governo e todos os males da sociedade permanece há 14 anos. A única forma que as novas gerações encontraram para resistir a esse massacre físico, territorial e cultural, foi retomar os sonhos, conhecimentos e tradições dos seus antepassados.

A retomada não é só do Território Sagrado, mas é principalmente da cultura, da espiritualidade e do próprio significado do que é ser Guarani. Os desafios e conflitos se repetem do passado ao presente, mas carregam com eles a esperança de que o futuro seja diferente e que possam ter suas terras de volta. Com roteiro de José Cláudio Camargo e fotografia do Cacique Reginaldo Alves, do território de Pinhalzinho, o documentário conta com a direção de Vison de Oliveira e montagem de Taynã Puri. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, n°85), 30 minutos antes de cada sessão. A entrada inteira custa R$ 20,00 e a meia, R$ 10,00. Não são aceitos cartões.

Na segunda-feira (08) e nas sessões das 16h, todos pagam meia. Na quarta (10), a entrada é gratuita. Nos demais dias, estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB ou Sindicato dos Jornalistas e servidores públicos têm direito à meia-entrada. Professores ou facilitadores com cinco alunos ou mais têm isenção no valor do ingresso. Com informações da UEL.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9