O projeto de cinema itinerante Cinekombi na Praça tem a realização de sua primeira edição na cidade de Londrina. O projeto faz parte do Cinekombiclube, que tem o objetivo de levar filmes para diferentes cidades e localidades que muitas vezes não tem esse acesso.

As sessões irão ocorrer às 19h nos dias 8, 10 e 11 março, em três pontos diferentes do município, incluindo duas escolas e uma praça. Os eventos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

Os três encontros terão serão feitos na Escola Municipal Elias Kauam, Novo Amparo II, região norte (dia 8); na Praça do Aeroporto, região leste (dia 10); e na Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber – Eli Vive (dia 11). A classificação etária de todos os filmes é livre e todas as exibições serão gratuitas e sem limite de participantes.

Para a programação de março, o recorte escolhido como fio condutor das discussões e dos temas abordados nos filmes envolvem o cinema feito por mulheres. A programação conta com um total de 10 filmes, incluindo curtas-metragens, animações e documentários.

Alguns dos filmes selecionados são Marias do Sul (2023), Gir Ag ka Nhinhir – Crianças brincando (2018) e Luci e a Terra (2023). Segundo o produtor do Cinekombi na Praça Thyago Bezerra, a escolha desses filmes, para além do recorte abordado, traz conteúdos e estéticas cinematográficas que tocaram o cineclube de forma geral. “A gente vem desde 2021 produzindo sessões em várias cidades e então vamos criando um leque de filmes que nos tocam por conta dos seus conteúdos”, contou.

A estrutura do evento contará com a montagem de uma tela projetora em cima da kombi, acompanhada da montagem das caixas de som e projetor. Ao final de cada exibição, haverá rodas de conversas com profissionais convidados para a discussão dos filmes escolhidos em cada um dos dias do evento. Além das rodas de conversa, nas duas escolas contempladas, ainda ocorrerão atividades cine-educativas com todos os participantes que se interessarem.

As atividades realizadas envolverão a produção de roteiros, com um método de trabalho que instiga a imaginação na escrita e na produção cinematográfica. O projeto de Cinekombi na praça advém do Cinekombiclube, que está ativo desde 2021. A iniciativa veio do produtor cultural Thyago Bezerra e da educadora ambiental Camila Ayroza. Com a filosofia de acreditar no poder de transformação que um cineclube possui, durante toda a trajetória do clube, eles passaram por Curitiba (PR), Assis (SP), Florianópolis (SC), São Francisco do Sul (SC), Palhoça (SC), Imbituba (SC), Garopaba (SC), Angelina (SC) e Anitápolis (SC). Além disso, já estiveram presentes em dois espaços de Londrina, no Sabor e Ar e na Vila Cultural Casa da Vila.

Com o projeto Cinekombi na Praça, Londrina sedia a primeira edição do projeto, que voltará novamente com edições nos meses de julho e outubro deste ano.

O Cinekombi na Praça conta com projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura, viabilizados com recursos financeiros do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Programação completa do evento:

8 de março (sexta-feira) – 19 horas
Local: Escola Municipal Elias Kauam, Novo Amparo II
Filmes: Marias do Sul, Mãe Solo, Baile e Meu Nome é Maalum

10 de março (domingo) – 19 horas
Local: Praça do Aeroporto
Filmes: Gir Ag Ka Nhinhrr – Crianças Brincando, Pés Vermelhos, Memórias Pretas, Marias do Sul Bambu e seus Saberes e Fazeres e Identidade

11 de março (segunda-feira) – 19 horas
Local: Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber – Eli Vive
Filmes: Nonna e Luci e a Terra