Cloudflare enfrenta instabilidade global e derruba sites como X, ChatGPT, Down Detector e Canva

Falha nos sistemas de verificação de acesso gerou erros em plataformas populares; empresa aplicou correções e restabeleceu serviços no fim da manhã

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

A Cloudflare, serviço global de distribuição de conteúdo em nuvem, registrou uma ampla instabilidade na manhã desta terça-feira (18), provocando falhas no funcionamento de diversos sites e aplicativos ao redor do mundo. Entre os afetados estavam X (Twitter), ChatGPT, Down Detector, The Game Awards e Canva.

Os primeiros relatos começaram por volta das 8h50, no horário de Brasília. Em alguns momentos, até o Down Detector — plataforma usada para identificar quedas de serviços — apresentou dificuldades para carregar. No X, usuários se depararam com mensagens de erro ao tentar atualizar o feed. Já o ChatGPT exibiu notificações relacionadas ao bloqueio de ferramentas vinculadas à Cloudflare. Apesar de um aumento nas reclamações envolvendo a AWS, a página oficial de status do serviço indicou que a plataforma da Amazon não foi afetada.

A instabilidade esteve associada aos chamados Challenges Cloudflare, mecanismos de segurança responsáveis por identificar se o visitante é humano ou bot, fundamentais na proteção contra ataques como DDoS. Durante o período de falha, diversos sites exibiram erros relacionados a esses desafios, incluindo códigos 500 e problemas de acesso ao dashboard e à API. Em sua página de status, a Cloudflare confirmou o incidente e informou que a causa havia sido identificada por volta das 10h. Após a aplicação de correções, os serviços foram plenamente restabelecidos no final da manhã.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9