Clube do Choro de Londrina está com inscrições abertas para aulas gratuitas de música
Quem deseja participar pode se inscrever por meio de um formulário online

Com o intuito de oportunizar ao público contato e aprofundamento na linguagem musical do choro, o Clube do Choro de Londrina abriu as inscrições para a 4ª edição da Oficina de Choro. As aulas são gratuitas e com vagas limitadas, abertas a qualquer pessoa interessada nesse estilo. Quem deseja participar pode se inscrever por meio de um formulário online. Previstas para começarem no dia 5 de março, as aulas serão realizadas às terças-feiras, às 19h, no Colégio Estadual José de Anchieta, na rua Riachuelo, 89, Jardim Centro.
Nesta edição, seis modalidades ficam disponíveis ao público. São elas o violão, que contempla as seis e sete cordas, em oficina ministrada pelo professor Osório Perez; bandolim e cavaco com Guilherme Araújo Villela; percussão incluindo o pandeiro, reco-reco, tamborim, surdo, caixeta, entre outros, com André Coudeiro; flauta e saxofone com Júlio Erthal; trompete e instrumentos de metais com Cícero Cordão. A novidade da 4ª edição são as aulas de acordeon, instrumento presente na história de Londrina, que terão aulas conduzidas por Arrigo Terra Celta.
Aos participantes, é necessário que todos possuam seus próprios instrumentos e leve-os até as atividades, uma vez que o projeto não realiza empréstimos.
Por mais que utilizem partituras e cifras no começo dos estudos, as oficinas buscam desvincular o aluno da dependência física desses recursos, estimulando à oralidade, além de prezar pela liberdade e independência de execução. Isso incentiva o participante a memorizar as melodias, sequências de acordes, dinâmicas, formas e pausas, criando, assim, a verdadeira interiorização da linguagem e autêntica interpretação musical.
O tempo de aula, no Colégio Estadual José de Anchieta, será distribuído em duas etapas, sendo das 19h às 21h, com a aula de instrumento específico, e das 21h às 22h destinada à prática em conjunto das músicas estudadas.
Desde 2019, a Oficina de Choro de Londrina conta o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Foto: Divulgação
Com informações do N.Com.

