CMTU amplia roçagem de áreas públicas em Londrina e supera 44,6 milhões de metros quadrados em 2025
Serviços de capina, varrição e lavagem cresceram em relação a 2024 e acompanham a expansão urbana da cidade

Em 2025, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a roçagem de 44.667.434 metros quadrados de áreas públicas em Londrina, volume 7,8% maior que o registrado em 2024. O serviço é executado pelas concessionárias Costa Oeste e Sistemma, com investimento total de R$ 10,4 milhões. O contrato em vigor desde 2023 prevê a manutenção mensal de até 5 milhões de metros quadrados de áreas públicas em todo o perímetro urbano.
Segundo a CMTU, o crescimento acompanha a expansão da cidade e reflete um aumento significativo em relação a anos anteriores. Em 2016, por exemplo, haviam sido roçados cerca de 34,8 milhões de metros quadrados — volume 28% menor que o atual. De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da companhia, Ivan Luís Saloio, os números estão dentro do planejamento previsto em contrato, com foco na qualidade do serviço prestado à população.
Além da roçagem, outros serviços também apresentaram avanço em 2025. A varrição de vias e espaços públicos atingiu mais de 32,3 milhões de metros lineares, superando o total de 2024. Já a lavagem de áreas públicas, como praças e espaços de convivência, manteve estabilidade, com quase 9,8 milhões de metros quadrados atendidos no ano, reforçando o trabalho contínuo de manutenção urbana, especialmente nos períodos de maior demanda, como o verão.

