CMTU é finalista de prêmio nacional com projeto de inovação em transporte público
O Prêmio P3C é o principal evento multissetorial de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e concessões no Brasil. A premiação busca reconhecer profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacam em projetos de infraestrutura econômica, social e ambiental. Em 2025, mais de 210 projetos foram inscritos, e apenas 17 chegaram à final, distribuídos em três categorias

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi anunciada como finalista da 4ª edição do Prêmio P3C, que reconhece projetos de inovação e boas práticas de gestão pública. A CMTU concorre na categoria “Melhor Gestão Pública de Projetos Municipais” com o projeto “Inovação nos Contratos de Concessão do Transporte Público Coletivo com implantação de ITS (Intelligent Transport Systems)”.
O Prêmio P3C é o principal evento multissetorial de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e concessões no Brasil. A premiação busca reconhecer profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacam em projetos de infraestrutura econômica, social e ambiental. Em 2025, mais de 210 projetos foram inscritos, e apenas 17 chegaram à final, distribuídos em três categorias.
O projeto da CMTU disputa com uma iniciativa apresentada pela Prefeitura de São Paulo, voltada para estrutura de governança. O resultado será divulgado no próximo dia 24 de fevereiro, na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo. Cada categoria terá um vencedor e duas menções honrosas.
Projeto de inovação tecnológica
O projeto apresentado pela CMTU destaca a criação do Centro de Inteligência Operacional (CIOP), que integra as duas empresas responsáveis pelo transporte público de Londrina e o órgão gestor. O CIOP foi desenvolvido na sede da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), trazendo a implementação do Sistema de Transporte Inteligente (ITS) para o gerenciamento do transporte coletivo da cidade.
A gerente de Planejamento da Diretoria de Transporte da CMTU, Jocelia Gorla, explica que o CIOP permite uma integração eficiente das operações de transporte público, garantindo ações sincronizadas.
Outro destaque do projeto é a gestão das ocorrências e do atendimento ao usuário, realizada por uma empresa especializada contratada pelas concessionárias, o que garante mais agilidade e precisão nas ações.
Tecnologia para o usuário
As informações sobre o transporte podem ser consultadas na plataforma MOV BusTime, que em breve também estará disponível em aplicativo. Além disso, painéis instalados nos terminais de ônibus e sistemas de áudio nos veículos (em fase de teste) fornecerão avisos sobre a próxima parada durante o trajeto. O diretor-presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, ressaltou que a inovação tecnológica é essencial para transformar Londrina em uma cidade inteligente. Com informações NCom