CMTU inicia ações da campanha “Olhe e Sinalize” em diferentes regiões de Londrina
Atividades educativas reforçam o uso correto da faixa de pedestres em pontos de grande circulação durante o período de férias

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização dá início, nesta quarta-feira (21), às primeiras ações de 2026 da campanha “Olhe e Sinalize”, com foco na orientação de pedestres sobre a travessia segura nas faixas. As atividades acontecem nas regiões norte, leste e central de Londrina, priorizando locais com grande fluxo de pessoas, especialmente em razão das férias escolares.
A programação começou na Avenida Saul Elkind, na zona norte, com ações educativas pela manhã e à tarde. Na quinta-feira (22), a campanha segue para a Avenida Theodoro Victorelli, em frente ao Boulevard Shopping, enquanto na sexta-feira (23) as equipes estarão na Alameda Manoel Ribas, no Centro, nos períodos da manhã e da tarde. A escolha dos pontos leva em conta o alto movimento de pedestres e o histórico de ocorrências no trânsito.
Criada em 2017, a campanha “Olhe e Sinalize” orienta os pedestres a adotar atitudes simples antes de atravessar a via, como aguardar na calçada, sinalizar com o braço, observar o tráfego e estabelecer contato visual com os motoristas. Segundo a CMTU, a iniciativa busca reforçar que, apesar da preferência legal, a travessia segura depende também de atenção e comportamento consciente, contribuindo para a redução de atropelamentos e para a preservação de vidas no trânsito.

