CMTU leva projeto de educação para o trânsito a escolas da zona norte de Londrina

Alunos do 2º ano participam de atividades lúdicas com fantoches, maquete interativa e passeio educativo pelas ruas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / CMTU

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia nesta terça-feira (9) a segunda etapa da edição 2025 do projeto Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A ação começa na Escola Municipal Nara Manella, na região norte de Londrina, com atividades para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

A programação terá início às 8h30, quando agentes de trânsito vão trabalhar noções de segurança, cidadania e respeito nas ruas por meio de atividades lúdicas. Para prender a atenção das crianças, os servidores utilizarão fantoches dos personagens Nina, Enzo e Agente Pereira, que falarão sobre o papel da CMTU e a importância do uso do cinto de segurança e assento de elevação nos automóveis.

Entre as dinâmicas, estão previstas a apresentação de uma maquete interativa de trânsito, que ensina como atravessar a rua em segurança, e a entrega de certificados de “guardiões do trânsito seguro”, nos quais os alunos poderão incluir seus dados e desenhos. O objetivo é valorizar a participação das crianças e transformá-las em multiplicadores de boas práticas junto às famílias, que também receberão materiais de conscientização.

O passeio “Caminho Seguro” será outra atração: os estudantes sairão em caminhada pelo entorno da escola, acompanhados por professores e agentes, para aprender a identificar faixas de pedestres, placas de trânsito, sinalização horizontal e a importância de andar pela calçada. O encerramento terá a presença do minifusca da CMTU, protótipo equipado com cinto de segurança, freio e acelerador, que ajuda a reforçar os conteúdos em uma experiência prática e divertida. No mesmo dia, à tarde, a ação será repetida com os alunos do período vespertino. Na sexta-feira (12), a Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, também na zona norte, recebe a iniciativa.

Segundo a coordenadora de Segurança Viária e Educação no Trânsito da CMTU, Mara Diniz de Assis, a visita dos agentes é a etapa final de um processo iniciado ainda no primeiro semestre, com capacitação online de 40 horas para professores e reforço da sinalização no entorno das escolas selecionadas. “Acreditamos que, investindo na formação dos docentes, envolvendo os alunos e revitalizando a sinalização, estamos contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado”, destacou Diniz. Até dezembro, o projeto deve alcançar 661 alunos e 25 professores de 10 escolas municipais, incluindo unidades da Vila Brasil, Santos Dumont e Professor Bento Munhoz da Rocha Netto.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9