CMTU promove ação educativa para idosos dentro da programação do Maio Amarelo

Cerca de 120 idosos, frequentadores dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões norte, leste e oeste, além de integrantes de atividades da terceira idade do Sesc Londrina Norte, participarão da programação

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação PML

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove nesta terça-feira (6), das 14h às 16h, o evento “Idoso em Trânsito”, no estacionamento do Londrina Norte Shopping. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo 2025, que tem como foco a conscientização por um trânsito mais seguro, e é voltada especialmente ao público com mais de 60 anos – um dos mais vulneráveis nas vias urbanas. Cerca de 120 idosos, frequentadores dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões norte, leste e oeste, além de integrantes de atividades da terceira idade do Sesc Londrina Norte, participarão da programação. O evento também é aberto à população idosa que estiver no shopping ou residir nas redondezas.

Os participantes receberão orientações práticas para evitar acidentes durante o uso do transporte coletivo e na travessia de ruas. Um dos destaques será a demonstração dos pontos cegos de um ônibus, feita com um veículo da TCGL, mostrando as áreas que o motorista não consegue enxergar e que representam risco para pedestres e ciclistas.

Para tornar a ação mais lúdica e atrativa, será realizada a dinâmica “Rei e Rainha da Faixa”, premiando os idosos que usarem corretamente a faixa de pedestres. A programação inclui ainda a Carreta do Cinema Rodoviário, óculos de simulação de embriaguez, distribuição de brindes e materiais educativos. O evento é promovido em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso, e conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran-PR, Sest Senat e estudantes de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Números que preocupam
Dados da Coordenadoria de Planejamento e Segurança Viária da CMTU mostram que em 2023, Londrina registrou 3.256 sinistros de trânsito, sendo 302 envolvendo pessoas com 60 anos ou mais. Dessas ocorrências, dez resultaram em mortes, sendo oito por atropelamentos. Entre 2014 e 2024, os idosos foram o grupo com mais vítimas fatais no trânsito local, totalizando 169 mortes. Outro dado alarmante é o crescimento de acidentes envolvendo ônibus: foram 81 registros em 2024, contra 56 no ano anterior. O número de mortes também subiu, alcançando sete óbitos no último ano. O Maio Amarelo segue com diversas ações em Londrina até o dia 30 de maio, reforçando a importância da atenção e do respeito às normas de trânsito para salvar vidas. Com informações: NCom

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9