CMTU promove conscientização sobre o uso da faixa em terminais do transporte coletivo em Londrina

Com foco principal nos idosos, a ação tem como objetivo reforçar as orientações de segurança aos pedestres, sobretudo no momento do embarque e desembarque dos ônibus

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A iniciativa foi lançada em 2017, como evolução do antigo programa “Pé na Faixa”, com o intuito de conscientizar a sociedade londrinense para o respeito à faixa de pedestres. Foto: Divulgação

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou, na terça-feira (25), no Terminal Zona Oeste, na avenida Abelio Benatti, uma série de visitas aos terminais de integração do transporte público coletivo em Londrina. Com foco principal nos idosos, a ação tem como objetivo reforçar as orientações de segurança aos pedestres, sobretudo no momento do embarque e desembarque dos ônibus.

Durante as visitas, programadas para ocorrer até a próxima sexta-feira (28) nos principais locais de integração do transporte coletivo, são realizadas abordagens para divulgação da campanha “Olhe e Sinalize”. A iniciativa foi lançada em 2017, como evolução do antigo programa “Pé na Faixa”, com o intuito de conscientizar a sociedade londrinense para o respeito à faixa de pedestres.

Além de incentivar a travessia somente sobre as faixas de segurança, a campanha estimula que, antes de iniciar a passagem, o pedestre aguarde na calçada; estique o braço para indicar a intenção de cruzar a via; olhe para os dois lados; estabeleça contato visual com o motorista e só então, com todos os veículos parados, faça o movimento.

Segundo a coordenadora de Educação no Trânsito e Segurança Viária da CMTU, Mara Lucia Diniz de Assis, as orientações buscam reforçar que, apesar de ter preferência no trânsito, quem anda a pé precisa utilizar esse benefício com consciência. “Em nossas análises de fatores causadores de sinistros, percebemos que muitos atropelamentos ocorrem devido a atitudes imprudentes dos pedestres, daí a importância desse trabalho de convencimento”, afirmou.

Diniz ressaltou que a CMTU tem dedicado atenção especial ao transporte coletivo, e mais especificamente aos idosos que fazem uso do sistema, em decorrência de sinistros envolvendo pessoas acima dos 60 anos em linhas que compõem a frota. Dos sete óbitos abrangendo ônibus em Londrina em 2024, três foram de idosos em função de atropelamentos – número que baixou para zero este ano depois que a companhia intensificou as ações educativas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs).

A coordenadora contou que, para criar um clima descontraído capaz de tornar o público mais receptivo aos ensinamentos, as abordagens nos terminais incluem músicas numa caixa de som, intervenções artísticas e a entrega de materiais de conscientização. “Tudo isso torna a educação de trânsito mais divertida. Acreditamos que, ao tratar de assuntos sérios de modo leve, as pessoas ficam mais propensas a absorver o conteúdo”, pontuou Diniz.

Após contemplar o Terminal Oeste, a atividade chega nesta quarta-feira (26) ao Terminal Acapulco. Na quinta-feira (27), será a vez dos terminais Central e Milton Gavetti receberem a ação. Já na sexta-feira (28) a equipe da CMTU irá até o Terminal Vivi Xavier. Para solicitar visitas de orientação para o uso da faixa nas proximidades de escolas, igrejas e outros pontos geradores de tráfego, a população pode falar com a companhia pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “Educação no Trânsito”. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9