CMTU recolheu quase 900 toneladas de lixo em ações de combate à dengue
As atividades incluem visitas domiciliares, orientações preventivas, ações educativas e o recolhimento de materiais descartados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina realiza nesta sexta-feira (11) e sábado (12) a 10ª edição do “Dia D de Combate à Dengue”, agora no Jardim Santa Joana, zona sul da cidade. A expectativa é que uma grande quantidade de lixo e materiais inservíveis seja retirada da região, em mais uma ação voltada ao controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Desde o início da campanha, 890 toneladas de entulho foram recolhidas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com o uso de 89 caminhões. O presidente da companhia, Fabrício Bianchi, destacou a importância da conscientização da população. “Confesso que este número nos surpreendeu, mas é a realidade que temos que enfrentar. As pessoas precisam ter mais consciência para não juntar tanto lixo ou materiais inservíveis”, disse.
A CMTU tem registrado os seguintes volumes por etapa:
Jardim Sabará: 6 caminhões
Jardim Bandeirantes: 10
Vila Industrial: 3
Jardim Vista Bela: 13
Jardim Vale Azul: 4
Distrito da Warta: 9
Jardim Olímpico (incluindo Panissa e Maracanã): 14
Conjunto João Turquino: 8
Conjunto União da Vitória: 22
No Jardim Santa Joana, a operação mobiliza cerca de 50 profissionais das secretarias de Saúde e da CMTU. As atividades incluem visitas domiciliares, orientações preventivas, ações educativas e o recolhimento de materiais descartados. A meta é visitar cerca de mil imóveis até o fim da campanha. Nesta sexta, os trabalhos seguem até 16h, e no sábado (12), as equipes atuarão das 8h às 13h. A Vigilância Ambiental pede que moradores que não estiverem em casa no momento da visita entrem em contato pelo Disque Dengue: 0800-400-1893, para agendar uma vistoria gratuita em seus imóveis.