CMTU registra 100 atendimentos por dia e recebe desde recursos de trânsito até pedidos inusitados no setor de Protocolo

Serviço é a porta de entrada para mais de 15 tipos de solicitações; equipe relata casos curiosos e reforça que decisões são sempre técnicas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / CMTU

A Recepção e o Protocolo da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) atendem cerca de duas mil pessoas por mês, uma média de 100 por dia. O setor é responsável por receber recursos contra notificações de trânsito — cerca de 2 mil protocolizações mensais — além de aproximadamente 1.200 solicitações relacionadas a outros serviços públicos. Entre os pedidos mais frequentes estão indicações de condutor, autorizações para uso de espaço público, interdições de vias, reserva de vagas, uso de caçambas, promoções de feiras, atuação de ambulantes e credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
No dia a dia, a equipe também se depara com pedidos inusitados, como solicitação para criar cabras em área urbana, receita de sobremesa enviada para “adoçar” o analista, pedidos acompanhados de orações e até justificativas de motoristas que avançaram o sinal vermelho alegando dor de barriga. Um dos casos mais curiosos foi o de um cidadão que recorreu de multa por transportar criança de forma irregular, afirmando que levava uma boneca inflável — e anexando fotos no processo. Segundo a coordenadora de Atendimento da CMTU, Giani Furtunato de Pizzol, situações de descontrole também já ocorreram, exigindo apoio da Guarda Municipal. Ela afirma que tentativas de “carteirada” são comuns, mas não influenciam em nenhuma decisão.
A coordenadora, que está há 12 anos no setor, reforça que todas as análises seguem critérios técnicos e que o atendimento ocorre rigorosamente por ordem de chegada. Entre os serviços disponíveis estão solicitações de sinalização viária, recursos contra multas de terreno, autorizações diversas, reclamações de mato alto, pedidos sobre transporte coletivo, demandas sobre táxis e denúncias de despejos irregulares. O Protocolo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da CMTU, na Rua Professor João Cândido, 1213, onde é feita a triagem, distribuição de senhas e registro dos documentos exigidos. O munícipe sai do local com o número de protocolo e a expectativa de ter sua demanda atendida.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9