Neste sábado (16), amantes da sétima arte e toda a comunidade poderão apreciar obras do cinema negro em uma sessão de curtas-metragens promovida pelo Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine). Organizada pela Oficina de Cinema Popular do Cocine, a atividade será realizada no Norte Cultural (Rua Lino Sachetin, 498, Conjunto Luís de Sá) a partir das 11h30. O evento tem entrada gratuita.
Serão exibidos dois curtas metragens que foram inscritos na 2a Mostra de Cinema Negro de Londrina, atividade que contou com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura. Os filmes fazem parte da série Retratos Filmados e foram produzidos em Ilhabela, São Paulo. As obras abordam o cinema no contexto da comunicação popular.
Fagner Bruno de Souza, documentarista, cineclubista e coordenador das Oficinas de Cinema Popular, explicou que o objetivo da exibição é poder trabalhar com cinemas possíveis e que dialoguem com a comunidade. “Os filmes que exibimos abordam temáticas que envolvem moradores de bairros, suas vivências, afetos e anseios. A ideia é demonstrar que as vivências e memórias dos bairros e de seus moradores são tão relevantes, ou até mais, que as histórias que estão colocadas no centro da memória, ou seja, as histórias dos vencedores”, destacou.
Cocine – O Cocine foi fundado em março de 2022 com a proposta de assistir, pesquisar e discutir o cinema popular, comunitário e antirracista. Em seu ano inicial, promoveu encontros mensais de cineclube na Vila Cultural Casa da Vila. Em 2023, foi oferecido um curso de introdução à produção cinematográfica voltado para o gênero documental, e foi nesse contexto que ocorreu a primeira edição da Mostra de Cinema Negro. Em 2024, o Coletivo promoveu a 2ª edição da Oficina de Cinema Popular, que passou a incluir também o cinema ficcional. Com informações do N.Com.