Colheita do trigo começa no Paraná com produtividade e qualidade dentro do esperado
Menos de 0,5% da área foi colhida, com destaque para Londrina; produto apresenta boa classificação e preços médios de R$ 76 a saca

A colheita do trigo, principal cultura de inverno do Paraná, começou nesta semana. Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), já foi colhido menos de 0,5% dos 833 mil hectares cultivados nesta safra. A estimativa, feita em julho, é de 2,6 milhões de toneladas.
As primeiras áreas colhidas, especialmente na região de Londrina, registraram produtividade dentro do normal, mesmo após os efeitos da frente fria do fim de junho. “O resultado inicial dentro da normalidade é um ponto a se comemorar”, avaliou o agrônomo Carlos Hugo Godinho, que também destacou a boa qualidade do trigo colhido. Mais da metade do produto é da classe “pão” e o restante, da classe “melhorador”, proporção que ainda pode variar conforme as condições climáticas.
Com produtividade normal e qualidade satisfatória, produtores conseguem margem positiva, mesmo que pequena, sobre os custos variáveis. Os preços médios estão em R$ 76,00 a saca, ligeiramente abaixo de julho, mas praticamente iguais aos do mesmo período do ano passado.