Com 39,7ºC, Capanema registra a temperatura mais alta no ano no Paraná

Cidade chegou a 39,6°C na quinta-feira e bateu a marca na sexta, com 39,7ºC. Outras 16 estações meteorológicas do Simepar e sete do Inmet também registraram temperaturas máximas recordes. Neste sábado (07), o calorão continua. Há previsão de temporais entre o fim da tarde e início da noite

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A próxima segunda-feira (09) terá tempo mais estável na maior parte do Paraná. A faixa Leste, incluindo Campos Gerais e Norte Pioneiro, ainda tem possibilidade de pancadas isoladas de chuva no período da tarde. Foto: Jonathan Campos/AEN

Por dois dias seguidos, o município de Capanema registrou a temperatura mais alta de 2026 até o momento no Paraná. Na quinta-feira (05) a cidade chegou a 39,6°C, a mesma temperatura que tinha sido registrada em 3 de janeiro em Antonina. Nesta sexta-feira (06), Capanema superou a marca, chegando a 39,7°C. Outras 16 estações meteorológicas do Simepar e sete do Inmet também registraram temperaturas máximas recordes nesta sexta.

As estações do Simepar que atingiram a temperatura mais alta de 2026 até o momento, nesta sexta-feira (06), além de Capanema, foram Apucarana (30,9°C), Assis Chateaubriand (35,9°C), Cascavel (34,4°C), Cruzeiro do Iguaçu (36,1°C), Foz do Iguaçu (38,3°C), Francisco Beltrão (34,7°C), General Carneiro (27,3°C), Palmas (30,8°C), Distrito de Horizonte em Palmas (27,6°C), Palotina (36,2°C), Pato Branco (33,9°C), Candói (35,4°C), Santa Helena (38,6°C), São Miguel do Iguaçu (37,1°C), Ubiratã (35,7°C), e União da Vitória (32,9°C).

As estações do Inmet que também atingiram a temperatura mais alta de 2026 até esta sexta-feira (06) foram Campina da Lagoa (34,8°C), Dois Vizinhos (35,1°C), General Carneiro (32,5°C), Ivaí (33,4°C), Marechal Cândido Rondon (37,1°C), Nova Tebas (33,5°C), e Planalto (36,5°C). A presença de umidade fez com que a sensação térmica fosse ainda mais alta em algumas cidades, passando dos 40°C em municípios como Antonina, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Guaíra, Loanda, Palotina, Guaraqueçaba, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Umuarama.

PREVISÃO – Neste sábado (07), até o início da tarde, as temperaturas ainda podem ultrapassar estes recordes. O forte aquecimento, somado ao avanço de um cavado meteorológico que provoca queda de pressão em superfície, ocasionará a formação de áreas de instabilidade, que atuam inicialmente em toda a metade do Sul do Paraná, próximo à divisa com Santa Catarina. Há possibilidade de temporais com rajadas de vento, queda de granizo pontual e chuva pontualmente intensa, que pode provocar alagamentos. Essas instabilidades atuam com maior intensidade do final da tarde para o início da noite, principalmente no Oeste e Sudoeste, avançando pelo Centro-Sul, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba, e com maior intensidade no final da tarde no Litoral.

À noite, a chuva avança para as demais regiões, no Centro e Norte do Estado. Durante a madrugada de domingo, as instabilidades perdem intensidade e ocorrem de forma mais localizada. No domingo, à tarde, novamente a sensação será de abafamento por conta da grande cobertura de nuvens. O sol ainda aparece e favorece a elevação das temperaturas. Há possibilidade para pancadas de chuva e temporais localizados, agora com maior destaque para as regiões dos Campos Gerais, Noroeste, Norte Pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. No Oeste e no Sudoeste do Paraná, até mesmo em algumas regiões do Noroeste, o sol predomina, mesmo com variação de nuvens, e as chuvas são mais irregulares em comparação com as demais regiões do Estado. As temperaturas ultrapassam os 30°C, mas ficam abaixo do que vinha sendo registrado nos dias anteriores. A próxima segunda-feira (09) terá tempo mais estável na maior parte do Paraná. A faixa Leste, incluindo Campos Gerais e Norte Pioneiro, ainda tem possibilidade de pancadas isoladas de chuva no período da tarde. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9