Com 66,6% de intenção de compra, Dia das Mães deve aquecer o comércio paranaense apesar da alta nos preços

O tíquete médio estimado é de R$ 154,40, sendo que os homens tendem a gastar mais (R$ 167,42) do que as mulheres (R$ 140,98)

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Foto - Getty Images - ilustrativa

O Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal, deve impulsionar as vendas no Paraná neste mês de maio. Segundo sondagem realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, 66,6% dos consumidores paranaenses pretendem presentear suas mães neste ano. Outros 10,7% ainda estão indecisos, enquanto 22,7% afirmam que não devem comprar presentes — a maioria por motivos pessoais, como ausência ou falecimento da mãe (44,7%). A sondagem ouviu 1.068 consumidores entre 17 de março e 8 de abril, abrangendo sete regiões do estado.

A pesquisa também mostra que as homenageadas estão com grandes expectativas: 92,1% das mães ouvidas esperam receber ao menos uma lembrança. Entre os consumidores, os homens se mostram ligeiramente mais propensos a presentear (34,9%) do que as mulheres (31,7%). Regionalmente, a intenção de compra é maior no Sul do estado, com 77,5%, seguido pelas regiões Leste (73,1%), Central (71,7%) e Noroeste (68,2%). Curitiba registra índice semelhante à média estadual, com 66,1%, enquanto as regiões Oeste e Norte têm os menores percentuais, com 58,9% e 57,6%, respectivamente.

Na escolha dos presentes, roupas, bolsas e calçados lideram as preferências, sendo a escolha de 42% dos entrevistados. Perfumes e cosméticos vêm em seguida, com 19,5%, enquanto flores, joias ou bijuterias representam 6,9% cada. Um grupo menor, 5,4%, pretende dar dinheiro para que a própria mãe escolha o presente.

O tíquete médio estimado é de R$ 154,40, sendo que os homens tendem a gastar mais (R$ 167,42) do que as mulheres (R$ 140,98). A maioria dos consumidores pretende pagar à vista — via Pix, cartão de débito ou dinheiro (42,6%) —, enquanto 31,1% optam pelo crédito para pagamento em parcela única. As compras parceladas no cartão devem representar 25% do total. Entretanto, os consumidores devem enfrentar preços mais altos em alguns setores. Produtos como chocolates (+23,19%), joias e bijuterias (+16,37%) e perfumes (+11,80%) tiveram aumentos significativos. Levar a mãe para almoçar fora pode pesar no bolso, já que o item “alimentação fora do domicílio” acumula alta de 8,75% nos últimos 12 meses em Curitiba, refletindo o impacto da inflação de serviços.

Em contrapartida, há opções com reajustes mais suaves ou até queda de preço, como artigos de cama, mesa e banho (-3,67%), ingressos culturais (-2,56%), refrigeradores (-1,76%), máquinas de lavar (-1,5%) e televisores (+0,09%). A internet é o principal canal de pesquisa de preços, usado por 52,9% dos entrevistados, embora a maior parte das compras ainda ocorra em lojas físicas. A qualidade do produto lidera os critérios de escolha (36,5%), seguida pelo bom atendimento (21,4%), ficando o preço mais baixo e promoções em posições secundárias. Informações: Fecomércio PR

 

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Redação Paiquerê FM News

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