Com colheita avançada, relatório confirma maior safra de soja da história do Paraná
Volume da safra 2022/2023 é 82% superior ao do ciclo anterior

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento divulgou hoje (30), um relatório mensal que reforça a expectativa de recorde na produção de soja na safra 2022/2023 no Paraná. A previsão é de que o estado produza 22,18 milhões de toneladas de soja em uma área de 5,76 milhões de hectares, o que representa um aumento de 82% em relação ao ciclo anterior. A produtividade atual da safra é de 3.845 kg por hectare, resultado que se deve às condições climáticas favoráveis.
Mundo joga um caminhão de lixo, por minuto, nos oceanos
Apesar de a colheita estar atrasada em relação a safras anteriores, a qualidade do produto não deve ser prejudicada, já que cerca de 90% das lavouras estão em boas condições e 10% em condições medianas. A área estimada é semelhante à do ciclo passado, com um crescimento de 2%. O relatório também traz as primeiras estimativas para a safra de inverno, que indica que o trigo ocupará a maior área da história no Paraná, com uma estimativa de produção de 4,5 milhões de toneladas.
Rádio Notícias 1 e 2 estão disponíveis para ouvir quando quiser!
Com o aumento previsto na produção de soja, o Paraná deve aumentar sua participação na produção nacional, passando a representar cerca de 15% do total. Entretanto, os preços recebidos pelos produtores pela saca de soja apresentaram queda nas últimas semanas, em decorrência de uma grande oferta da oleaginosa no mercado e de preços menores no mercado internacional. O relatório também traz informações sobre outras culturas, como milho, feijão, trigo e hortaliças, além de analisar a produção avícola, custos de produção do leite e exportação de mel. Clique aqui para acessar o relatório completo.
Com informações da AEN.