Com Proesporte, Paraná ajuda a formar equipe de patinação artística no gelo

O incentivo financeiro da lei estadual será usado para criar, fomentar e manter atletas, em especial de 11 à 17 anos, residentes no Paraná

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Campeonato Paranaense de Patinação Artística no Gelo no Jockey Plaza Shopping, em Curitiba, realizado no domingo (10), marcou o pontapé inicial do apoio do Governo do Estado, por meio do Proesporte – Lei de Incentivo, em 2024, para a equipe paranaense da modalidade.

Catorze atletas se apresentaram na pista Vikings no Gelo, em cinco diferentes baterias: pré-iniciante, iniciante, básico, básico 2 e internacional. Ele ajudou a preparar a equipe para a disputa do campeonato nacional da modalidade, em julho. O projeto terá duração total de nove meses, com apresentações, oficinas e palestras para incentivar e mostrar a modalidade.

O incentivo financeiro da lei estadual será usado para criar, fomentar e manter atletas, em especial de 11 à 17 anos, residentes no Paraná, dentro da equipe de patinação artística no gelo, em parceria com a Federação de Esportes no Gelo do Estado do Paraná e a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo. De acordo com o diretor da Federação de Esportes no Gelo do Estado do Paraná, Cleber Reikdal, o projeto já reúne nove atletas. “A gente não tem pista de patinação em Curitiba, isso é uma grande dificuldade, então a gente trabalha com a patinação sobre rodas, os atletas fazem esses treinamentos com patins, bem similar ao gelo, mas ainda temos alguns desafios pela frente.

Com esse apoio do Governo do Estado queremos consolidar o esporte, que não é tão tradicional em um país tropical”, contou. E o primeiro campeonato foi um sucesso. Maria Joaquina, campeã na categoria Internacional, tem 15 anos e começou a patinar aos 8.

Ela é campeã mundial de patinação em rodas e representou o Brasil no Grand Prix Junior da modalidade em 2022 e 2023. Ela também já participou de competições em Porto Alegre, Florianópolis e Santos. Internacionalmente, já competiu na Áustria, Colômbia, Paraguai e Letônia. A atleta natural de Curitiba e participante da equipe paranaense gostou de participar pela primeira vez de uma competição em casa. “Quando fiz 10 anos eu decidi participar da minha primeira competição e isso foi incrível, mesmo não sendo a melhor, eu falei que é isso que eu quero pra minha vida.

Eu espero que esse ano seja muito bom, que todo mundo continue treinando muito, que a gente viaje para outros lugares, e muito mais”, afirmou. Viviane May, de 43 anos, começou a patinar aos 37, época em que acompanhava as aulas da filha, que também está iniciando na modalidade. Ela foi campeã da categoria pré-iniciante. “No início eu falei, por que não fazer uma aula experimental? Aí eu comecei a pegar gosto”, disse. Hoje, a patinação leva toda a família aos campeonatos: a filha Izabel, a irmã Dayane e a sobrinha Valkiria.

“A gente pegou amor pelo esporte, é muito bonito, gostamos das roupas, das músicas, da parte técnica, tudo que envolve a patinação”, afirmou. O presidente da federação, Gustavo Cavalcanti, comemorou o primeiro evento de 2024. “A ideia é capacitar as atletas e montar coreografias adequadas ao gelo, para que elas cheguem em julho bem preparadas”, complementou.

Com informações da AEN

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9