Inativas desde novembro de 2021, quando venceram os contratos das concessionárias do Anel de Integração, as cobranças nas praças de pedágio dos trechos que integram os lotes 1 e 2 das novas concessões de rodovias do Paraná começaram à zero hora de hoje (23).

Para as praças de pedágio que não estão incluídas nestes trechos, não há previsão de retorno da cobrança. Um exemplo é o trecho entre Londrina e Jacarezinho, onde o pedágio de Jataizinho continuará desativado. A viagem de Londrina para Ponta Grossa também continua sem cobranças.

Ao todo, nove praças de pedágio foram reativadas. As estradas pedagiadas ligam Jacarezinho, no norte pioneiro, a Ponta Grossa, nos Campos Gerais; Ponta Grossa a Guarapuava, na região central do Paraná; Guarapuava a Curitiba; Curitiba ao litoral paranaense.

As formas de pagamento aceitas nas cabines de pedágio são dinheiro ou cartão, de débito e crédito, inclusive por aproximação. A modalidade Visa Vale Pedágio também será aceita. Por enquanto, não há previsão de liberação de pagamento por PIX.

Usuários que utilizarem as tags – chips eletrônicos em adesivos colados no para-brisa – terão descontos no tarifa de pedágio.