
O comércio varejista de Londrina segue apresentando sinais positivos na redução da inadimplência, conforme apontam os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL). Segundo os dados de janeiro de 2025, houve uma queda de 12,8% no número de consumidores que deixaram de pagar alguma dívida em dia e tiveram seus nomes registrados como inadimplentes, na comparação com o mesmo mês de 2024.
O resultado indica uma melhoria na capacidade de pagamento da população, o que é um fator positivo para o setor comercial. No entanto, o número de consumidores que conseguiram regularizar suas dívidas e sair do cadastro de negativados apresentou uma queda de 0,5%, apontando uma desaceleração na recuperação financeira.
Apesar da melhora no índice de inadimplência, o consultor de economia da ACIL, Marcos Rambalducci, alerta que a tendência pode ser revertida nos próximos meses, devido às despesas típicas do início do ano, como IPVA, IPTU e faturas de cartões de crédito, além de outras compras parceladas. “Esses números reforçam a necessidade de acompanhamento das condições econômicas e das políticas de crédito, que podem impactar diretamente a capacidade de consumo da população nos próximos meses. Além disso, é esperado um agravamento no cenário de inadimplência com as cobranças naturais do início do ano. Esses compromissos financeiros podem pressionar ainda mais a renda das famílias, dificultando a regularização de débitos e impactando negativamente o comércio varejista”, destaca Rambalducci.