Comissão da Criança e do Adolescente não encontra guardas ao verificar ‘segurança’ em escolas de Londrina

Os parlamentares Jessicão (PP), Mara Boca Aberta (Pros) e Santão (PSC) foram fiscalizar o cumprimento da lei municipal nº 13.608/2023, que determina que todas as escolas públicas municipais deverão conter pelo menos um guarda municipal durante o período escolar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Comissão da Criança e do Adolescente verifica segurança em escolas municipais de Londrina | © Câmara Municipal de Londrina

Os vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara de Londrina estiveram, na manhã desta quinta-feira (31), em quatro escolas municipais para verificar a segurança dos locais. Os parlamentares Jessicão (PP), Mara Boca Aberta (Pros) e Santão (PSC) foram fiscalizar o cumprimento da lei municipal nº 13.608/2023, que determina que todas as escolas públicas municipais deverão conter pelo menos um guarda municipal durante o período escolar.

Nas escolas municipais Maria Carmelita Vilela Magalhães, no Jardim Mazzei, e Maria Irene Vicentini Theodoro, no Jardim Eldorado, os parlamentares acompanharam o período de entrada dos estudantes. Já na escola San Izidro, no bairro de mesmo nome, e na Leonor Maestri de Held, Jardim Santa Rita, chegaram com as aulas em andamento.

A vereadora Jessicão, presidente da comissão, disse não ter encontrado guardas municipais nas quatro escolas visitadas. “O objetivo principal das visitas surpresas nas escolas era verificar se está sendo cumprida a lei que exige um guarda em cada escola. Nas quatro escolas em que nós passamos, no entorno delas, primeiro, e depois na porta de entrada, nós não constatamos nenhum guarda. Nada que pudesse trazer essa segurança”, afirmou.

Final dos Jogos da Juventude do Paraná será disputada em Londrina

Durante a visita, os vereadores também verificaram outros itens de segurança, como altura de muros e existência arames farpados. Na escola municipal Leonor Maestri de Held, por exemplo, o arame farpado existente em cima do muro, está rompido em diversos pontos. “Esta [escola] que a gente visitou está com muro baixo e com a cerca que fica em cima do muro toda destruída. As nossas crianças estão vulneráveis e tudo aquilo que a gente está vendo de defeito nas escolas e que precisa ser melhorado a gente vai colocar no papel e vai cobrar a Prefeitura”, garantiu o vereador Santão.

Além dos pedidos por escrito, a comissão também pretende agendar uma reunião com secretários municipais para pedir o cumprimento da lei municipal nº 13.608/2023, de autoria da vereadora Mara Boca Aberta. “Houve escolas em que nós conseguimos entrar com muita facilidade, sem nenhuma segurança, com muros baixos e o principal, sem a Guarda Municipal nem mesmo fazendo a ronda nas escolas. A gente sabe hoje da deficiência da guarda, mas existe uma lei a ser cumprida e a lei diz que deve haver um guarda municipal em período integral por escola”, disse.

Com informações da Câmara Municipal de Londrina.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9