Comissão de Fiscalização da Câmara de Londrina busca solução para terreno de cooperativa na Vila Marízia
Foto: CML

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos da Câmara de Londrina esteve na segunda-feira (17) na sede da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para tratar da situação de um terreno municipal utilizado por uma cooperativa de reciclagem na Vila Marízia, região central de Londrina. Os vereadores Roberto Fú (PL), Mara Boca Aberta (Podemos) e Beto Cambará (PRD), acompanhados de moradores da região, foram recebidos pelo diretor de Operações da CMTU, Álvaro do Nascimento Marcos; pelo coordenador de cooperativas da CMTU, Roney Felipe Moratto; e pelo gerente de resíduos, Ricardo Aparecido Ferreira.

O terreno público, localizado na rua Sampaio Vidal, esquina com João Aquino de Almeida, é utilizado pela Cooper Região para armazenamento de materiais recicláveis. De acordo com o vereador Roberto Fú, presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos, o barracão está superlotado e houve cinco incêndios somente neste ano. O mais recente ocorreu no dia 7 de junho, quando os recicláveis queimados foram colocados na rua Sampaio Vidal, que está intransitável.

O parlamentar defende que a cooperativa seja transferida para outro imóvel, longe da área urbana, pois, segundo ele, os moradores da região estão sendo prejudicados com os incêndios constantes, que levam fumaça às casas e geram o temor de que as chamas se espalhem pela vizinhança. “O barracão está superlotado com milhares e milhares de sacos. Só neste ano foram cinco incêndios e está uma situação difícil. As pessoas estão sendo obrigadas, 10 horas da noite, a pegar extintor para tentar apagar o fogo”, disse.

Aos vereadores e moradores, os representantes da CMTU informaram que a cooperativa foi multada por ter deixado sacos de recicláveis na rua e que ainda nesta semana deve ser feita a limpeza e desobstrução da Rua Sampaio Vidal. Durante a reunião, a CMTU também afirmou que está em andamento uma negociação com a cooperativa para realocá-la em um novo imóvel. A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos vai encaminhar a outros órgãos públicos os demais pedidos dos moradores, como a melhoria na iluminação nas ruas da região e colocação de cascalho nas ruas, que são de terra, como uma medida paliativa até que haja o asfaltamento das vias. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.